Advertisement

Turquia testa com sucesso novas bombas inteligentes

F-16 da Força Aérea da Turquia lançou quatro bombas TOLUN. Imagem: ASELSAN.

A empresa turca ASELSAN testou com sucesso novas bombas inteligentes guiadas por GPS. Chamadas de TOLUN, as bombas planadoras de pequeno porte foram lançadas de um caça F-16 Fighting Falcon, do grupo de ensaios em voo da Força Aérea da Turquia.

A TOLUN ainda está em desenvolvimento e os testes marcam os primeiros ensaios da nova bomba com o cabide quádruplo Smart Pneumatic Quad Rack SADAK-4T a partir do F-16. Também da ASELSAN, o equipamento é responsável por carregar as bombas e fazer a interface do armamento com a aeronave lançadora.

Pelo X, a empresa celebrou o teste bem-sucedido, confirmado que quatro alvos diferentes foram atingidos em um único lançamento, à distâncias de 30 km. Em testes anteriores, a TOLUN atingiu apenas um alvo.

De acordo com os engenheiros da ASELSAN, a integração do SADAK-4T e da TOLUN permite que uma única aeronave de combate atinja até oito alvos diferentes simultaneamente, aumentando ainda mais a eficácia do armamento projetado na Turquia.

Similar à bomba GBU-39 Small Diameter Bomb dos Estados Unidos, a TOLUN pode ser usada “contra vários alvos comuns e reforçados simultaneamente”, afirma a empresa, dizendo ainda que a ogiva foi desenvolvida pela Tübitak SAGE e o resto do sistema foi projetado pela ASELSAN. A bomba possui alcance máximo de 100 km, e pode atravessar até 1 metro de concreto reforçado quando lançada a 30 km de um alvo. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: bomba, F-16, Turquia