A Força Aérea Ucraniana (UAF) reivindicou o abate de duas aeronaves estratégicas da Rússia, em mais um desenvolvimento da guerra que está prestes a completar dois anos. As aeronaves, um avião-radar A-50U Mainstay e um avião de retransmissão Il-22M, foram atingidos em voo sobre o Mar de Azov, entre a Crimeia, a oeste, a Rússia, a leste, e o leste da Ucrânia, ao norte.
Os comentários sobre a derrubada dos aviões começaram no domingo (14) por meio de grupos no Telegram e se espalharam por redes sociais. Nesta segunda-feira a UAF reivindicou oficialmente o abate das aeronaves. “Quem fez isso?”, questionaram os militares em tom irônico pelo X, antigo Twitter.
Who did this? 🤫 pic.twitter.com/Zo0JlcQw04
— Ukrainian Air Force (@KpsZSU) January 15, 2024
Sem dar detalhes da operação, o tenente-general Kyrylo Budanov, comandante da Direção de Inteligência de Defesa da Ucrânia, confirmou ao portal The War Zone o abate do A-50 e danos ao Il-22, que fez um pouso de emergência em um aeródromo ainda não confirmado.
Do lado russo, o blogueiro Fighterbomber também afirmou o abate do avião-radar e, mais tarde, publicou uma imagem que mostra a cauda do Il-22 severamente danificada por estilhaços de um míssil.
/8. RF-95678 pic.twitter.com/2ueSQwhMsw
— Special Kherson Cat 🐈🇺🇦 (@bayraktar_1love) January 15, 2024
Russian military source FighterBomber appears to confirm Russian A-50 Mainstay Airborne Early Warning and Control Aircraft (AEW&C) was shot down over Sea of Azov. pic.twitter.com/nFfHWyegHO
— Clash Report (@clashreport) January 15, 2024
A perda das duas aeronaves é um forte golpe às operações da Rússia. Baseado no cargueiro Il-76, o A-50 é uma plataforma de alerta antecipado e controle, ou de forma simples, um radar-voador. Similar ao E-3 norte-americano e o E-99 brasileiro, o A-50 voa afastado da linha de frente, fornecendo dados importantes para comandantes de teatros e aeronaves táticas, como caças e bombardeiros.
Chamado de Mainstay pela OTAN, o A-50 pode detectar aviões de combate, drones, mísseis e outros objetos alvos e orientar o abate desses alvos. O avião-radar também pode detectar e coletar sinais. Apenas 10 aeronaves dessas existem na Rússia e acredita-se que apenas metade esteja operacional.
O Il-22M, por sua vez, é um posto de comando aerotransportado e relé de comunicações, retransmitindo sinais de rádio, baseado no turboélice de transporte de passageiros Il-18.
Embora a Ucrânia reclame o abate dos aviões, a Rússia não confirma as perdas. Falando à agência estatal TASS, o porta-voz presidencial Dmitry Peskov disse que o Kremlin não tem informações sobre o ocorrido. “Não, não há tal informação. Além disso, afinal, esta é uma questão que diz respeito ao curso da operação militar especial.”
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