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Esperando pelo F-16, Ucrânia quer caças Mirage 2000 da França

Dassault Mirage 2000D, versão de ataque ao solo do Mirage 2000N.

Enquanto seus pilotos treinam e aguardam pela chegada de caças F-16, a Força Aérea da Ucrânia (UAF) está de olho em outro jato de combate ocidental, o Dassault Mirage 2000. Um dos mais altos oficiais da organização sugeriu a versão de ataque do caça francês para operar ao lado de aeronaves já usadas pelo país na luta contra a Rússia. 

Pelo Telegram, em uma mensagem onde fala sobre os desafios da transição de aeronaves de origem soviética para ocidentais, o Chefe do Estado-Maior da UAF, Tenente General Mykola Oleshchuk, levantou a possibilidade do Mirage 2000D ser transferido à Ucrânia para reforçar as capacidades do Su-24 Fencer. O oficial também mencionou o jato de ataque ao solo A-10 dos Estados Unidos. 

“É claro que não poderemos abandonar imediatamente a operação de aeronaves soviéticas. Ao lado do F-16, o MiG-29 irá operar no céu. As capacidades de combate dos bombardeiros Su-24M podem ser reforçadas pelo Mirage 2000D e as aeronaves de ataque Su-25 pelo A-10 Thunderbolt II.” 

Caça MiG-29 Fulcrum da Força Aérea da Ucrânia com as cores da equipe acrobática Falcons, desativada em 2002. Foto: Oleg V. Belyakov - AirTeamImages (CC BY-SA 3.0)
Caça MiG-29 Fulcrum da Força Aérea da Ucrânia com as cores da equipe acrobática Falcons, desativada em 2002. Foto: Oleg V. Belyakov – AirTeamImages (CC BY-SA 3.0)

“A prioridade hoje, claro, é o F-16, para o qual os pilotos ucranianos já estão sendo treinados. No entanto, nossos especialistas também estão estudando outras oportunidades para aumentar o potencial de combate da aviação em geral”, afirmou. Os F-16 devem chegar à Ucrânia no primeiro semestre de 2024. 

Embora o envio dos Mirage para a UAF já tenha sido discutido antes, é a primeira vez que alguma autoridade menciona o Mirage 2000D especificamente. Desde o início do conflito, a Ucrânia tem solicitado a transferência de uma série de aeronaves do Ocidente. Em um de seus últimos pedidos aos Estados Unidos, representantes de Kiev pediram por caças F/A-18 Hornet e cargueiros pesados C-17.
 
Com relação aos jatos franceses, os ucranianos já tinham interesse por caças-interceptadores Mirage 2000C aposentados pela França, bem como um lote de Mirage 2000-5, uma variante multimissão, aposentados pelo Catar. A França ainda possui dois esquadrões que operam o Mirage 2000-5F, dedicado à missões ar-ar, que eventualmente darão lugar ao Rafale
Mirage 2000 D França
Mirage 2000D descolando armado com mísseis SCALP e Magic II. Foto: Ministério da Defesa Francês.
 
Baseado no Mirage 2000N já retirado de serviço, o Mirage 2000D mencionado por Oleshchuk é uma variante ainda em operação, utilizada em missões de ataque ao solo com armas convencionais ou inteligentes, como bombas guiadas por laser e mísseis de cruzeiro. Em serviço desde os anos 1990, a frota está passando por um processo de modernização, que integrará à plataforma novos armamentos, sensores e aviônicos. 
 
Quanto ao A-10, essa também não é a primeira vez que o modelo é mencionado nesse contexto, sendo uma das aeronaves mais especuladas para ser transferida para a UAF. No entanto, nunca houve nenhum acordo para o envio dos aviões, ao contrário do F-16, ansiosamente aguardado pelos pilotos ucranianos. 
 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Mirage 2000, Ucrânia, usaexport