MiG-29 Ucrânia piloto Fantasma de Kiev Ghost of Kyiv
Piloto de caça MiG-29 Fulcrum ucraniano.

Uma série de publicações recentes falando sobre a morte do suposto Ás da Força Aérea Ucraniana (UAF) chamado popularmente de “Ghost of Kyiv” (Fantasma de Kiev) levaram às Forças Armadas Ucranianas à desmentirem a lenda. 

No último sábado (30), foi anunciada a morte do Major Stepan Tarabalka, um piloto de caça MiG-29.

O aviador foi morto no dia 13/03 em um combate aéreo contra a Força Aérea Russa. No final de semana, diversos sites e contas nas redes sociais afirmaram que o piloto falecido era o infame aviador chamado de Ghost of Kyiv, dizendo que a identidade do famoso piloto havia sido finalmente revelada.

O Major Stepan Tarabalka, piloto de MiG-29 morto em combate em 13/03. Foto: Comando das Forças Armadas da Ucrânia.

A lenda surgiu logo no segundo dia da guerra, dando conta de que um piloto de MiG-29 da UAF teria derrubado seis aviões russos em um dia, tornando-se o primeiro Ás europeu desde a Segunda Guerra Mundial e o primeiro piloto de caça a jato a obter o status e de Ás em um dia. Para ser considerado um ás, o piloto tem que abater, no mínimo, cinco aeronaves. 

Como já havíamos explicado anteriormente, a lenda do Fantasma de Kiev é realmente só uma lenda, por uma série de motivos improváveis e contradições na sua história.

As recentes afirmações da mídia ainda aumentaram o score do aviador fantasma para 40 abates. Tudo isso fez com que a página do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia no Facebook publicasse uma nota, afirmando que o Fantasma de Kiev não é real. 

Na mesma publicação, o órgão também desmente boatos de que pilotos ucranianos estariam recebendo treinamento para voar caças F-16. “Pilotos militares ainda não estão estudando no exterior no F-16, por mais que todos nós desejamos. Nenhuma declaração oficial sobre este assunto foi publicada na mídia!”

Por outro lado, o Estado-Maior também explica a história do Ghost of Kyiv. 

“O Fantasma de Kiev é uma lenda de super-herói, cuja figura foi criada por ucranianos! É mais uma imagem coletiva dos pilotos da 40ª Brigada de Aviação Tática da Força Aérea, que protege o céu da capital, que de repente aparecem onde não são esperados!”, explica o Comando das Forças Armadas. 

Na publicação, o Comando também pede que a população do país contribua, não compartilhando as informações falsas (fake news).Mais uma vez, pedimos à comunidade ucraniana que NÃO negligencie as regras básicas de higiene da informação. Verifique as fontes de informação antes de divulgá-la.”

MiG-29 Fulcrum Ucrânia
A bordo de seu caça MiG-29 Fulcrum, o “Fantasma de Kiev” teria derrubado seis aviões de combate russos. Pelo menos é o que dizia a lenda urbana que viralizou nas redes sociais.

Ou seja, a história do aviador serve para representar os pilotos de caça ucranianos, especificamente da 40ª Brigada, como um todo. Não se trata de um único ás milagroso como dizia a lenda que viralizou na internet. 

De qualquer forma, a história do Ghost of Kyiv ainda é bastante compartilhada por internautas que acompanham o conflito entre Rússia e Ucrânia e que já se estende para seu terceiro mês. A lenda urbana é muito mais um meme que qualquer outra coisa, mas ainda levantou a moral das tropas e cidadãos ucranianos.