Bayraktar TB2 Ucrânia Força Aérea bombas Finlândia
TB2 da Força Aérea Ucraniana com bombas MAM. Foto: Ministério da Defesa Ucraniano.

Nesta última terça-feira (1º/03) produzimos uma matéria especial sobre o drone Bayraktar TB-2, fabricado na Turquia. E essa importante arma de ataque da Ucrânia está com mais reforços, após o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, dizer que o país recebeu mais drones turcos.

“Novos Bayraktars já chegaram à Ucrânia e foram colocados em serviço. Mais Stingers e Javelins estão por vir”, disse Reznikov, referindo-se aos sistemas de defesa aérea portáteis FIM-92 Stinger e aos mísseis antitanque FGM-148 Javelin.

Por enquanto não há dados precisos de quantos drones Bayraktar a Ucrânia recebeu através das fronteiras da OTAN. Em 2019 e 2020 a Força Aérea Ucraniana encomendou 18 unidades, com entregas ocorrendo a partir de 2021.

Com esses drones e mais mísseis doados por países parceiros, a Ucrânia terá capacidade adicional de bombardear alvos em solo, como os veículos russos, atrapalhando o avanço das tropas em solo. Confira no vídeo abaixo um desses ataques.

Pelo menos 30 veículos e peças de artilharia perdidos pelos russos e pela autoproclamada República de Donetsk foram destruídos pelos TB2 ucranianos, novamente usando as bombas MAM.

Conheça muitos detalhes sobre o Bayraktar TB2 Clicando Aqui.