Ucrânia Ataque Rússia

A Força Aérea da Ucrânia realizou nesta sexta-feira, 1º de abril de 2022, um suposto ataque em território russo, utilizando um helicóptero Mi-24 Hind.

Este ataque, supostamente realizado pela Ucrânia, atingiu uma instalação de estocagem de petróleo e combustível em Belgorod, uma cidade localizada em território russo, a 40 quilômetros ao norte da fronteira entre os dois países.

O ataque destruiu as instalações do local, e provavelmente foi realizado utilizando foguetes não guiados do modelo S-8. O helicóptero Mi-24 é mostrado nos vídeos abaixo sobrevoando o território russo em baixa altura, procedimento já conhecido para fugir do alcance dos radares.

https://twitter.com/NzVegeta/status/1509763320290881537

A instalação de estocagem em Belgorod é apontada como principal fonte de suprimento de combustíveis para as atividades militares russas em Kharkiv e no norte da Ucrânia.

Contudo, não é possível afirmar por enquanto que se tratou de um ataque exclusivamente ucraniano, visto que a Rússia também opera com helicópteros Mi-24 em sua frota, e esse ataque pode ter sido realizado por forças russas para justificar uma outra operação militar na Ucrânia. Nenhum dos lados confirmou a autoria do ataque até o momento.

Cogita-se que a Ucrânia tenha atualmente 34 helicópteros Mi-24 Mind em atividade, e realizou essa missão com somente uma aeronave. O helicóptero é equipado com sistema de defesa antimíssil, protegendo o equipamento de ataques provenientes de sistemas de defesa antiaérea ou a partir do ar.