Advertisement

Uma nova companhia aérea na Europa inicia operações com avião brasileiro

Embraer E120 Brasília Aeroexpress Regional Europa

Uma nova companhia aérea iniciou ontem (05) suas operações na Europa e com um avião brasileiro. A Aeroexpress Regional começou a operar com o avião brasileiro Embraer E120 Brasília em sua malha regional de voos.

A nova companhia aérea da Europa voou pela primeira vez ontem (05), partindo de Budapeste na Hungria com destino a Romênia, na cidade de Cluj-Napoca. A criação da Aeroexpress Regional visa um nicho de mercado onde as ligações via terrestre são demoradas e não há disponibilidade de voos por grandes companhias aéreas.

A aeronave utilizada foi um Embraer E120 Brasília configurado para 30 passageiros com aproximadamente 33 anos de uso, operando sob a matrícula HA-FAI. Originalmente a aeronave foi entregue à Delta Air Transport da Bélgica em 1989. Em agosto de 2005 foi repassado para a empresa Budapest Aircraft Service.

Aeroexpress Embraer E120 Brasília Avião
Foto: Aeroexpress

A Aeroexpress Regional é uma nova divisão da Aeroexpress Légiforgalmi, como parte da antiga Budapest Aircraft Service, criada em parceria com o Ministério de Negócios Estrangeiros da Hungria.

A nova empresa regional da Europa por hora permanece operando em três aeroportos além de Budapeste e Cluj-Napoca, a Aeroexpress Regional também opera em Targu Mures na Romênia, operando apenas três vezes na semana com o único Embraer E120 na frota.

O trajeto feito por via terrestre entre Budapeste e Cluj-Napoca duraria aproximadamente 6 horas e pouco mais de 8 horas de ônibus. Com o voo da companhia aérea esse tempo cai para 1 hora e 10 minutos.

Há cerca de 14 anos a cidade de Cluj-Napoca não tinha ligações aéreas regulares com Targu Mures, a sua última operadora havia sido Carpatair da Romênia com os Saab 340s e 2000. A operação foi encerrada em 2008.

 

 

Com informações da Simple Flying

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.