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União Europeia quer proibir companhias aéreas de cobrar por bagagem de mão

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Ao longo dos anos, as companhias aéreas mudaram o seu conceito de oferecer serviços buscando um equilibrio entre lucro e opções de serviços. Na Europa a discussão do momento é sobre a cobrança da taxa de bagagem de mão pelas companhias aéreas.

Uma nova proposta para padronizar e melhorar o direito dos passageiros foi apresentada a União Europeia no final do mês de setembro e está sendo avaliada pelos parlamentares. A nova proposta visa igualar as regras sobre a cobrança de bagagem de mão independente da companhia aérea, além de simplificar algumas informações.

A nova proposta quer eliminar a cobrança da bagagem de mão, juntamente com padronizar as especificações utilizadas para cada bagagem levada a bordo diferente do que acontece atualmente em que cada empresa define se cobra ou não além de ter diferentes especificações para as bagagens.

“A harmonização em toda a UE dos requisitos relativos ao tamanho, peso e tipo de bagagem de mão e de check-in para todas as companhias aéreas que operam na União Europeia aumentaria a transparência e a proteção do consumidor para todos os viajantes aéreos.”

Em 2014, o Tribunal de Justiça Europeu determinou que a bagagem de mão dos passageiros é um item essencial e não deve ser cobrado porém os mesmos deverão seguir regras sobre tamanhos e especificações previamente determinadas.

A discussão sobre as novas regras podem impactar as companhias aéreas de baixo custo, que operam com tarifas mais baixas e cobram pela maioria dos serviços complementares da viagem. As empresas low cost estão entre as que mais possuem ações por cobrança de bagagem de mão.

Se aprovado, empresas como a EasyJet, Ryanair, Wizz Air poderão ter receitas um pouco menores, já que as mesmas cobram por serviços como marcação de assentos, bagagem de mão, bagagem despachada e serviço de bordo. Levando em consideração a quantidade de passageiros transportados ao ano por essas empresas, o lucro é significativo.

As novas propostas ainda estão em avaliação pela União Europeia e seus parlamentares, um assunto que ainda deverá ter muito debate para chegar em um veredicto.

Você pode conferir os detalhes da proposta enviada a União Europeia, clicando aqui.

 

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Com informações da Simple Flying

 

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