USAF aposenta o primeiro avião-tanque KC-10 Extender

KC-10 Extender - Foto: USAF

A USAF está começando a retirar de operação o avião-tanque KC-10A Extender, a primeira aeronave foi aposentada no último dia 13 de julho. 

O KC-10A de matrícula 86-0036, foi levado de volta ao cemitério na Base da Força Aérea Davis-Monthan, no Arizona. Houve uma cerimônia de despedida da aeronave, as peças do KC-10A serão utilizadas em outros KC-10A.

Foto: USAF

“Hoje, solenemente, e com uma imensa quantidade de orgulho, dizemos ‘adeus’ ao primeiro KC-10 da frota McGuire para fazer sua jornada para o 309 ° Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial – mais conhecido como ‘Boneyard’. ”Disse o coronel da Força Aérea dos EUA Scott Wiederholt, 305º comandante da ala de mobilidade aérea.

“Esta aeronave, como todas as aeronaves da nossa frota KC-10, serviu honrosamente e forneceu combustível que salva vidas aos combatentes que executam alcance global”, disse Wiederholt. “[A aeronave] garantiu que todas as missões, sejam de combate, reabastecimento ou humanitárias, fossem executadas de maneira que nenhuma outra nação do mundo é capaz de fazer”.

KC-10 Extender- Foto: USAF

A aeronave aposentada voou 33.017 horas em diversos lugares do mundo realizando missões de reabastecimento em voo.

Aos poucos a USFA vai recebendo as unidades do KC-36A que serão o mais novo avião-tanque da USAF. Contudo, o KC-46A está tendo alguns problemas técnicos que estão sendo solucionados pela Boeing e pela USAF.

Fonte de apoio: USAF


DEIXE UMA RESPOSTA