Vai um Boeing 747? A Iran Air está vendendo seus clássicos aviões por “nada”

Participar de leilões você já tem de ter em mente que poderá gastar muito pouco ou até demais. Geralmente são feitos leilões para carros, imóveis, mas a novidade está com a Iran Air realizando um para os seus aviões.

O leilão está colocando a venda cinco aeronaves Boeing 747, e os lances iniciais são de US$ 4000. Isso mesmo, com esse valor bem abaixo você consegue arrematar um Boeing 747. Com esse valor não se consegue comprar nem dos mais baratos jatos executivos.

Esses aviões já são bem antigos, alguns talvez não tenham mais condições de voo. A Iron Air tentou fazer uma encomenda nova de aviões para substituí-los mas foi barrada pelo presidente dos EUA. 

Aeronaves grandes e com idade bem avançada precisam de manutenção mais rigorosa e peças sobressalentes para continuar voando. As sanções foram feitas para impedir a entrada dessas peças no Irã.

Além dos cinco aviões Boeing 747, existem outras aeronaves que talvez tenham condições de voo que serão leiloadas. São eles, 3 Airbus A300, 2 Airbus A310, 2 Boeing 727 e os 5 Boeing 747.

Dentre os 747, tem a versão -100 de matrícula EP-IAM, um da versão -200 EP-IAG, e três da versão SP sendo EP-IAA, EP-IAB e EP-IAD.

Esses Boeing 747 como citado a cima, não tem condições de voo. Então uma possível compra dessas aeronaves seria para outras finalidades como virar atração turística, restaurantes e até hotéis. 


Mesmo que tivessem condições de voo, a manutenção e todos os tramites para conseguir voar um 747 desses custaria muito. Está chegando ao fim a história desses icônicos aviões, a torcida para os amantes da aviação é que eles sejam preservados e possam virar algo que possa gerar lucro ao comprador.

Além das dificuldades de saber o que fazer com esses 747, tem também as questões burocráticas envolvendo o Irã. Cuja muitos bancos não processam pagamentos ou transações bancárias no país por conflitos diplomáticos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA