Advertisement

Veja o que sobrou do avião da Japan Airlines acidentado no Japão

Acidente Japão Japan Airlines Airbus A350 Dash 8 Guarda Costeira Haneda Aeroporto

Novas imagens mostram o que restou do Airbus A350-900 (JA13XJ) da Japan Airlines (JAL) acidentado no Aeroporto de Tóquio-Haneda. Após o intenso trabalho dos bombeiros, é possível observar que sobraram as asas da aeronave e poucas partes da fuselagem. O acidente aconteceu por volta das 16h27min (horário local). 

Vale lembrar, a aeronave estava realizando o voo JL519, procedente da cidade japonesa de Sapporo. Vídeos internos do aeroporto mostram que o Dash-8 (JA722A) da Guarda Costeira do Japão seguiu justamente para a pista no mesmo momento em que o avião da JAL acabara de pousar.

Diante do impacto, ambas as aeronaves envolvidas foram tomadas pelas chamas. Todos os 379 ocupantes do A350 foram evacuados com segurança, enquanto cinco dos seis ocupantes do Dash-8 acabaram morrendo, enquanto o comandante está internado em estado grave. Contudo, é necessário aguardar a apuração e perícia das autoridades para saber as causas do acidente.

Curiosamente, este é o primeiro acidente grave envolvendo uma aeronave da família A350 da Airbus, com perda total.

 

 

Confira a nota oficial da Airbus sobre o acidente: 

“A Airbus lamenta confirmar que um A350-900 operado pela Japan Airlines se envolveu em um acidente durante o voo JAL516 do Aeroporto Sapporo New Chitose para o Aeroporto Internacional de Haneda pouco depois das 17h47 (hora local) em 2 de janeiro de 2024. Todos os 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo evacuaram a aeronave.

O A350 colidiu com uma aeronave DHC-8 ao pousar em Haneda. Desde então, as autoridades japonesas confirmaram que, infelizmente, cinco das seis pessoas a bordo do DHC-8 não sobreviveram. As circunstâncias exatas do evento ainda são desconhecidas.

A aeronave envolvida no acidente, registrada sob o número JA13XJ, era o MSN 538, entregue à Japan Airlines da linha de produção em 10 de novembro de 2021. Era equipada com motores Rolls-Royce Trent XWB.

Em linha com as recomendações do Anexo 13 da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), a Airbus fornecerá assistência técnica ao Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (BEA) da França e ao Japan Transport Safety Board (JTSB) responsável pela investigação. Para o efeito, a Airbus enviará uma equipe de especialistas para auxiliar as Autoridades.

Mais atualizações serão fornecidas assim que as informações consolidadas estiverem disponíveis e a Airbus estiver autorizada a divulgá-las.

Nossas preocupações e solidariedade vão para as famílias, amigos e entes queridos afetados pelo acidente”.

 

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Notícias, Outros

Tags: A350, A350-900, Acidente Aéreo, Acidentes, Aeroporto Internacional de Tóquio, Airbus, Japan Airlines, Tóquio