Advertisement

Venezuela pinta caças Su-30 reclamando por região na Guiana

Frase "Venezuela toda" pintada na cauda de um dos Su-30 MKV da AMB. Governo de Nicolás Maduro reivindica região de Essequibo como parte do território venezuelano. Foto via CNW.

A Força Aérea da Venezuela (Aviación Militar Bolivariana – AMB) pintou algumas de suas aeronaves de combate com esquemas especiais. As pinturas aplicadas em caças Su-30 e F-16, jatos de ataque K-8 e um cargueiro C-130 reivindicam a região de Essequibo, na Guiana, como sendo território venezuelano.

Esse é mais um capítulo das crescentes tensões na região, desde que o ditador Nicolás Maduro voltou a reclamar o território da Guiana. O governo em Caracas organizou um referendo popular a ser realizado amanhã (03), onde cerca de 21 milhões de venezuelanos responderão a cinco perguntas, a última das quais se refere a anexação de parte do território guianense para se tornar um novo estado da Venezuela, chamado Guayana Esequiba.

Para inflamar ainda mais o apoio popular, a AMB pintou algumas de suas aeronaves pela campanha por Essequibo. As pinturas coloridas, aplicadas nas caudas das aeronaves, trazem frases como “Venezuela toda”, como visto no Sukhoi Su-30 MKV, e “El esequibo es nuestro”, como no esquema aplicado na enorme cauda do C-130. 

No caso dos Su-30, avião de caça mais potente da AMB, a pintura ainda foi vista em um voo com outras quatro aeronaves, uma clara demonstração de força em um contexto que levanta tensões na América do Sul. 

Nos últimos dias as forças armadas venezuelanas moveram uma série de tropas para a região que faz fronteira com o extremo norte do Brasil, em Roraima.

Uma eventual operação militar contra a Guiana poderia envolver a passagem de tropas venezuelanas por dentro do território brasileiro. Assim, é provável que o Exército Brasileiro e as demais forças armadas já estejam em um estado de alerta maior, frente à situação. Falando à CNN, o ministro da Defesa José Múcio disse que Brasília está observando a situação, com a possibilidade do trânsito de tropas de Caracas por dentro de território brasileiro. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Guiana, usaexport, Venezuela