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Vice-ministro russo diz que pilotos devem ser também mecânicos e consertar as aeronaves

Aeroflot Rússia Aeronaves

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia segue impactando diretamente a aviação russa, principalmente após as sanções impostas. As companhias aéreas estão enfrentando dificuldades inclusive com a manutenção de suas aeronaves.

A falta de peças é um dos principais motivos pelo agravamento do problema que enfrenta a aviação russa. Diante do cenário, as companhias aéreas estão buscando alternativas e uma opção apresentada pelo vice-ministro russo Oleg Bocharov é de que os pilotos também sejam mecânicos.

Oleg Bocharov é vice-ministro da Indústria e Comércio da Rússia, e em meio aos problemas enfrentados pela aviação do país deu uma declaração sugerindo a nova função para os pilotos.

“Junto com o Ministério dos Transportes devemos preparar e certificar os pilotos como soldados universais: devem ser pilotos e mecânicos ao mesmo tempo. E o equipamento deve incluir a possibilidade de reparos em campo”, disse Bocharov durante o Fórum Econômico Leste.

A declaração de Bocharov estava voltada para a aviação regional da Rússia mas não foi poupado das criticas pela imprensa. 

Aeronaves Rússia
Foto – Divulgação

Ainda segundo o funcionário da Indústria e Comércio da Rússia, há um trabalho conjunto entre os ministérios para que seja implementado um novo sistema para manter a capacidade de voo de diversos tipos de aeronaves regionais.

Dentro do novo sistema algumas aeronaves específicas permitirão os pilotos a substituírem algumas peças e fazer reparos específicos além de modificar a configuração da cabine por conta própria.

Ainda não houve detalhes para quais aeronaves seriam destinados o novo sistema porém há relatos que primeiramente seja destinado ao novo turboélice que irá substituir o antigo Antonov An-2 segundo relata Bocharov.

Além da falta de peças no mercado em razão das sanções, as companhias aéreas também tiveram grandes problemas em relação ao quadro de funcionários pois foram demitidos em grande volume em razão dos problemas financeiros.

Ainda no ‘mesmo problema’ há relatos que os pilotos estão sendo orientados a utilizar ‘menos’ os freios para manter a vida útil da pastilhas mais longa. 

Há alguns meses, as companhias aéreas já iniciaram a canibalização de aeronaves para manter ao menos algumas em operação, retirando peças de uma para a outra. Há uma lei em vigor desde maio que permite a utilização de peças não certificadas em caso de necessidade.

Os problemas financeiros estão cada vez mais impactando as companhias aéreas locais em especial a Aeroflot e a Volga-Dnepr que são as maiores aéreas de passageiros e cargas respectivamente.

A Aeroflot anunciou anunciou que deixará de divulgar seus resultados financeiros por tempo indeterminado.

Irã fornece peças e manutenção para empresas russas

Em um acordo bilateral firmado em julho, o Irã concordou em ceder e exportar peças de aeronaves e equipamentos de manutenção para a Rússia.

Segundo o acordo, a Organização Iraniana de Aviação Civil mediará o fornecimento e exportação de peças e equipamentos fabricados no Irã para a Rússia, incluindo serviços de reparo e manutenção e suporte técnico de aeronaves russas por centros de reparos iranianos. 

Além disso, o acordo também prevê mais voos entre os dois países, a fim de estimular o maior fluxo de passageiros.

Além do apoio operacional, o Irã também se comprometeu a fornecer equipamentos militares, incluindo drones que podem servir para atividades de ataque e vigilância.

Por outro lado, a Ucrânia vem recebendo um apoio semelhantes, principalmente por parte dos Estados Unidos e dos países que fazem parte da OTAN.

 

 

Com informações do AeroTime. 

 

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