Jatos de treinamento Boeing-Saab T-7A Red Hawk. Foto: Boeing.

A Boeing deu início à produção do novo jato de treinamento T-7A Red Hawk na sua planta em Saint Louis, no estado americano do Missouri.

A aeronave foi escolhida em 2018 como vencedora do projeto T-X da Força Aérea dos EUA (USAF), que visava encontrar um substituto para o Northrop T-38 Talon, em serviço desde a década de 60. 

A aeronave foi totalmente desenhada e projetada em parceria com a Saab usando conceitos de engenharia digital, por isso, se tornou a primeira da Série-E da USAF. Entre o conceito da aeronave até o seu primeiro foram apenas 36 meses. 

Além do T-7A, o NGAD, caça de sexta geração em desenvolvimento pela USAF também atingiu o status de Série-E.

“O futuro do domínio do aéreo está na capacidade de se mover rapidamente, assumir riscos inteligentes e formar parcerias em novas maneiras de realizar o trabalho”, disse Shelley Lavender, vice-presidente sênior de Ataque, Vigilância e Mobilidade.

“Ao criar aeronaves e sistemas ao longo de uma linha digital, podemos acelerar o tempo de construção e aumentar a qualidade e acessibilidade para nossos clientes de uma forma que nunca foi feita antes.” completou Shelley.

O engenheiro de testes de vôo do Boeing T-7A Red Hawk, Jordan Becker, examina a fuselagem de um novo T-7A Red Hawk conforme ele inicia sua jornada pela linha de produção de St. Louis, Missouri. Foto: Boeing.

“Este é um momento histórico para o programa e a indústria. O processo de construção aproveita a montagem do determinante de tamanho real, o que permite que os técnicos construam a aeronave com o mínimo de ferramentas e perfuração durante o processo de montagem. O processo digital é responsável por um aumento de 75% na qualidade inicial.” disse Chuck Dabundo, vice-presidente da Boeing para o Programa T-7A. 

A USAF concedeu à Boeing um contrato de US$ 9,2 bilhões para fornecer 351 aeronaves de treinamento avançado e 46 simuladores de voo.

O nome Red Hawk foi revelado em setembro de 2019 e é uma homenagem aos Tuskegee Airmen, aviadores negros da Força Aérea do Exército dos EUA que lutaram na Segunda Guerra Mundial.