KC-390 C-17 GRU
KC-390 da FAB e C-17 da USAF no pátio militar do Aeroporto Internacional de Guarulhos na manhã desta terça-feira. Imagem via redes sociais - autor desconhecido.

Pousou no Aeroporto Interacional de Guarulhos, na manhã desta terça-feira (30), um cargueiro Boeing C-17 Globemaster III. A aeronave militar pertence à 105ª Ala de Transporte Aéreo da Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque (NY ANG), tendo como sede a Base Aérea de Stewart, no Condado de Orange, sul do estado de Nova Iorque.

A aproximação, pouso e táxi do C-17A de matrícula 00-0177 foi registrado pelo canal SBGR LIVE, que transmite ao vivo as movimentações no Aeroporto de Guarulhos. Confira o vídeo abaixo.

Após o táxi, o C-17 seguiu para o pátio da Base Aérea de São Paulo (Ala 13). Coincidentemente, o C-17 parou ao lado de um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira, como é visto na imagem que abre esta matéria. 

Segundo o site Defesa Aérea & Naval, o jato trouxe tropas do Exército dos EUA que participarão do Exercício Conjunto CORE 21 (Combined Operations and Rotation Exercises), junto ao Exército Brasileiro. As atividades do treinamento ocorrem no interior de São Paulo e na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

Enquanto o EB empregará “uma força tarefa a nível batalhão da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), comandada pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL)”, o Exército dos EUA participa com “uma subunidade da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division)”, explica o site.

Fontes disseram ao Portal Aeroflap que, após o encerramento da operação, outro C-17 deve pousar novamente em Guarulhos nos dias 17 e 18 de dezembro. 

DEIXE UMA RESPOSTA