Advertisement

Vídeo – Caça J-10B faz sucesso no Airshow China 2018 ao realizar manobra “J-Turn”

O J-10B da Força Aérea Chinesa fez uma demonstração durante o China Airshow 2018, e  mostrou o novo domínio da China sobre a manobrabilidade aérea extrema, auxiliado por um sistema experimental de controle de vetores de empuxo.

Ao longo de uma multidão de milhares de pessoas que participaram do China Airshow o caça que tem apenas um bocal do motor fez várias manobras incríveis, isso graças ao bocal de empuxo assimétrico do J-10B.

A vetorização de empuxo permite que um piloto controle uma aeronave em uma condição de estol aerodinâmico causada por uma baixa velocidade e um alto ângulo de ataque. Usando o bocal de vetorização para girar o empuxo produzido pelo motor, o piloto pode executar manobras rigidamente controladas em uma condição que faria com que a maioria das aeronaves partisse de voo controlado.

No golpe mais dramático, o piloto do J-10B puxou o nariz para trás quase 90 graus, então usou o controle de vetorização para inverter rapidamente a direção em uma manobra conhecida como “J-turn”.

O J-10B também realizou um show familiar de acrobacias aéreas por caças russos. Puxando o nariz para trás além de 90 graus a uma velocidade muito baixa, o sistema de vetorização de empuxo manteve a aeronave sob controle firme.

Tais acrobacias, embora populares em shows aéreos, têm valor limitado no combate moderno contra outro lutador. A manobra pós-stall, no entanto, pode ajudar um piloto de caça de outras maneiras, como evitar a detecção voando com uma velocidade de avanço menor que a velocidade limite necessária para ser detectada em um radar de alerta antecipado.

A tecnologia de vetorização de empuxo está disponível para pilotos russos e norte-americanos desde a década de 1990, mas só recentemente entrou no arsenal aéreo da China. A entrega do primeiro lote de caças Sukhoi Su-35S no início deste ano introduziu a tecnologia de controle de vetorização de empuxo na frota da Força Aérea do Exército Popular de Libertação.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.