Typhoon FGR.4 lançando uma bombas Paveway IV. Foto via Think Defence.

Caças Eurofighter Typhoon FGR.4 da Força Aérea Real (RAF) atacaram cavernas do grupo terrorista Daesh usando bombas guiadas por laser e GPS Paveway IV no dia 24 de janeiro. 

Os ataques foram realizados depois que uma aeronave de vigilância e reconhecimento da coalizão identificou combatentes do Daesh em duas cavernas dez milhas ao norte de Bayji.

Os caças lançaram quatro bombas Paveway IV e atingiram seus alvos com sucesso, eliminando a ameaça terrorista.

Antes de lançar os artefatos, os pilotos realizaram uma verificação cuidadosa da área ao redor das cavernas, que estavam a uma milha e meia uma da outra, em busca de quaisquer sinais de civis que pudessem estar em risco.

“As Forças Armadas do Reino Unido ainda estão mantendo suas tarefas de defesa primárias, ao mesmo tempo que apoiam a resposta doméstica da Covid. Esses ataques da RAF ajudam a manter a pressão sobre o Daesh e evita que mais uma vez inflijam sua ideologia distorcida ao povo do Iraque”, disse Ben Wallace, Secretário de Defesa britânico.

O Typhoon FGR.4 da RAF pode empregar uma variada gama de armamentos, tanto ar-ar quanto ar-solo, com destaque para as bombas Paveway IV de guiagem dupla, mísseis ar-solo Brimstone e ar-ar Meteor e ASRAAM. 

Via DefPost