Red Bull Dario Costa Recorde
Foto: Red Bull

Neste último sábado (04/09) o piloto italiano Dario Costa quebrou o recorde de voo dentro de um túnel com uma aeronave de asa fixa. 

Ele cruzou dois túneis na Turquia com uma velocidade média de 245 km/h, utilizando o seu avião Zivko Edge 540 preparado para realizar acrobacias aéreas.

Além da velocidade e distância para o solo, Dario também correu constantemente, durante os quase 2,3 km de voo, o risco de colidir com as paredes do túnel, que davam uma margem de 4 metros a partir de cada ponta da asa em um voo nivelado e perfeito.

Confira no vídeo abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AEROFLAP (@aeroflap)

Mudanças no vento do local, combinadas com os comandos altamente sensíveis da aeronave, exigiram tempos de reação de menos de 250 milissegundos. Costa executou movimentos finos com as mãos de meros milímetros durante o curto voo.

Um dos momentos mais críticos ocorreu quando o avião passou pela fenda de 360 ​​metros entre os túneis, o que expôs a aeronave leve a ventos laterais enquanto Costa se preparava para entrar na abertura estreita do segundo túnel.

Red Bull Dario Costa Recorde
Foto: Red Bull

“Tudo parecia estar acontecendo muito rápido, mas quando saí do primeiro túnel, o avião começou a se mover para a direita por causa do vento cruzado e na minha cabeça tudo desacelerou naquele momento”, explicou Costa. “Eu reagi apenas focado em colocar o avião de volta no caminho certo para entrar no outro túnel. Então, em minha mente, tudo acelerou novamente.”

Com mais de duas décadas de experiência de voo e numerosos feitos na aviação em seu crédito, o piloto de 41 anos já registra mais de 5.000 horas no ar – mais da metade em acrobacias de alto desempenho.

Costa estabeleceu um novo recorde mundial certificado do Guinness e mais quatro recordes.

Dario Costa com sua aeronave, o túnel ao fundo, e o título de recorde no Guiness.

O voo Tunnel Pass foi reconhecido com o Recorde Mundial do Guinness para o Túnel Mais Longo Voado com um Avião (1730 metros), e Costa recebeu o certificado oficial.

Os outros quatro recordes notáveis ​​foram: primeiro voo de avião por dentro de um túnel, o voo mais longo sob um obstáculo sólido, primeiro voo de avião por dois túneis e primeira decolagem dentro de um túnel.

Costa foi orientado pela lenda da aviação Péter Besenyei, da Hungria. Ao todo, o projeto Tunnel Pass exigiu uma equipe de 40 pessoas, além de tecnologia de treinamento especialmente desenvolvida e mais de um ano de preparação.

Você pode conferir o voo completo a partir do ângulo de várias câmeras no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA