FAB KC-390 Lançamento de cargas Antártica
Foto: Sargento Batista/FAB.

Como noticiamos ontem, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um KC-390 Millennium para a Antártica pela primeira vez. Hoje, a instituição publicou um vídeo mostrando o lançamento de cargas do KC-390 sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Confira o vídeo. 

Nas imagens é possível ver o compartimento de cargas do KC-390 lotado com fardos de suprimentos para os militares da Marinha do Brasil e pesquisadores que atuam na EACF. A aeronave lança um par de fardos por vez.

O KC-390, de matrícula FAB 2857 do Esquadrão Gordo (1º/1º Grupo de Transporte),  decolou de sua base no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) na quinta-feira (30). A aeronave ainda fez uma escala no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas (RS) e então partiu com destino à Punta Arenas, no sul do Chile.

O jato da FAB decolou de Punta Arenas e sobrevoou o Estreito de Drake com direção à EACF, onde foi feito o lançamento de cargas. Antes realizada pelo C-130 Hércules, também operado pelo Esquadrão Gordo, o ressuprimento da Estação Comandante Ferraz agora será cumprido pelos KC-390. A operação de sexta-feira marcou a estreia do jato militar da Embraer na OPERANTAR (Operações Antárticas).