Mi-35 Helicóptero Ucrânia
Foto: Reprodução

Um recente vídeo lançado por forças ucranianas mostrou um helicóptero Mi-35M da Rússia sendo atingido por um míssil, enquanto sobrevoava em baixa altura. Fontes declaram que as imagens foram obtidas na região de Donetsk, no Leste da Ucrânia, perto da divisa com Zaporizhzhia.

Essa manobra, realizada pelos russos, evita a detecção por sistemas de radar em solo. Gravada por um drone, a filmagem também mostra que um sistema MANPADS foi utilizado para atingir o helicóptero russo.

O reconhecimento é pela característica do sistema MANPADS de focar em locais de emissão de ondas infravermelhas, como a exaustão de um motor. O Mi-35 foi atingido exatamente na parte traseira dos dois motores Klimov.

Apesar do voo a baixa altitude deixar o Mi-35 invisível aos radares, um sistema MANPADS lançado a partir do solo pode facilmente atingir o helicóptero, pela curta distância do alvo e também de percurso do míssil.

Por enquanto não há mais informações sobre qual sistema MANPADS os militares da Ucrânia utilizaram neste abate, visto que vários modelos diferentes estão em uso no país, após uma fornecimento em massa de materiais bélicos pela OTAN e os EUA.

Veja o abate no vídeo abaixo: