RAC Caça FAB Santa Cruz
RAC 2022 reuniu mais de 50 aeronaves F-5, A-1 e A-29 no pátio da Base Aérea de Santa Cruz. Foto via Ten-Brig Baptista Jr.

Entre os dias 18 e 22 de abril ocorreu a Reunião da Aviação de Caça 2022 (RAC 2022) na Base Aérea de Santa Cruz, RJ. O evento, realizado anualmente pela Força Aérea Brasileira (FAB), reuniu mais de 50 aeronaves de combate no pátio da BASC, uma visão bastante rara.

Ao todo, dez unidades da Aviação de Caça estiveram presentes com os caças e aeronaves de ataque F-5EM/FM Tiger II, AMX A-1M e A-29 Super Tucano. Participaram os esquadrões Jambock, Pif-Paf, Poker, Centauro, Jaguar, Pampa, Flecha, Joker, Grifo e Escorpião.

O vídeo abaixo mostra trechos dos principais momentos da RAC 22, incluindo o discurso do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr., demonstração do emprego de armamentos, batismo operacional dos F-39 Gripen e a tradicional Ópera do Danilo

Entrevista com piloto de Gripen

No dia 22 de abril, quando é comemorado o Dia da Aviação de Caça (em memória às ações dos militares do 1º Grupo de Caça na Itália), a FAB incorporou oficialmente os mais novos caças Gripen que chegaram ao Brasil no início do mês. 

Um dos pilotos da FAB que voaram o F-39 no país, Major-Aviador Abdon, deu uma entrevista aos jornalistas presentes. Confira o vídeo!