Rússia Ucrânia Su-25
Caça-bombardeiro SU-25UB- Foto: © Yuri Smityuk / TASS (Imagem Ilustrativa)

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo mostrando mais uma ação com caças-bombardeiros Su-25, agora em um voo de baixa altitude, enquanto destruíam veículos blindados e posições ucranianas.

No vídeo abaixo, publicado pela agência TASS do Governo Russo, podemos observar o lançamento de foguetes pelo Su-25, sendo que alguns caças levam consigo bombas não guiadas.

 

Em algumas partes também podemos observar o lançamento de flares (armadilhas de calor), que inutilizam o ataque realizado por sistemas de defesa aérea guiados por raios infravermelhos.

“No decorrer das missões, pilotos de aeronaves de ataque, operando em altitudes extremamente baixas, lançaram ataques aéreos de foguetes em posições fortificadas, equipamentos e armas das Forças Armadas da Ucrânia. Como resultado do uso de combate de armas de aviação, posições de campo fortificadas camufladas e veículos blindados das Forças Armadas da Ucrânia foram destruídos”, declarou o Ministério da Defesa da Rússia.

“A infantaria confirma que muitos de nós somos atingidos por lançamentos, para isso realizamos manobras com alta força em altitudes extremamente baixas”, enfatizou um dos pilotos do Su-25.
 
 

Sukhoi Su-25 Frogfoot

Rússia Ucrânia Su-25
Caça-bombardeiro SU-25UB- Foto: © Yuri Smityuk / TASS
(Imagem Ilustrativa)

O Su-25 Frogfoot também é um jato de ataque ao solo, porém, dedicado às operações de suporte aéreo aproximado e ataque de instalações de menor importância, como seu homólogo americano, o A-10 Thunderbolt II. 

Operando em 20 países, o Frogfoot ocupa a sétima posição com cerca de 470 aeronaves em serviço na Rússia, Iraque, Bielorrússia, Angola, Peru, Armênia, Azerbaijão e outros países.

Reconhecido por sua robustez e grande resistência ao fogo inimigo, o Su-25 pode carregar mais de 4 toneladas de uma variada gama de armamentos como mísseis anti-radar, bombas guiadas e foguetes pesados S-25, além de portar um canhão GSh-30-2 calibre 30mm de cano duplo.

No momento, as versões mais comuns dessas aeronaves utilizadas pela Rússia são o Su-25SM, Su-25SM3, e a versão de treinamento de combate do Su-25UB.