Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

C-17 Força Aérea dos Estados Unidos

Neste último sábado (27/03) o Aeroporto de Guarulhos recebeu o Boeing C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos, uma visita especial no maior terminal do Brasil.

A aeronave passou antes, na quinta-feira (25/03), em Brasília, onde fez uma curta parada antes de seguir para Guarulhos e pousar na madrugada de sexta-feira (26).

C-17 Força Aérea dos Estados Unidos
Aqui conseguimos observar a condensação do ar nas asas e nos motores, formada por uma combinação entre a pressão e a alta umidade do ar.

Em São Paulo o C-17 ficou no pátio da BASP, a Base Aérea da FAB localizada no Aeroporto de Guarulhos. A partida foi na tarde deste último sábado, alegrando a todos os fotógrafos que esperavam essa visita especial.

O motivo desta visita ainda não está totalmente esclarecido. Normalmente o C-17 pousa rotineiramente em Brasília para deixar suprimentos à embaixada dos Estados Unidos, porém, desta vez o avião seguiu para Guarulhos, onde ficou parado por quase dois dias.

Confira abaixo dois vídeos enviados para o Portal Aeroflap registrando a passagem da aeronave por São Paulo.

Neste primeiro vídeo podemos ver a aeronave sendo rebocada no pátio da BASP, ao lado de aviões como o também Cargueiro Multimissão C-130 da FAB.

 

O famoso C-17 entrou em serviço na USAF em 1993, a aeronave é uma aposta da Boeing para um bom transportador que está entre um C-130 Hércules e um C-5 Galaxy. Atualmente a USAF tem dezenas destas aeronaves que praticamente voam ao redor do globo todos os dias.

Entre suas principais características estão o transporte logístico de cargas, soldados e paraquedistas, transporte de veículos, como jipes e tanques, bem como de helicópteros. A capacidade máxima de cargas é de 27216 Kg.

O avião pode operar em pistas não pavimentadas, algo que já aconteceu no Oriente Médio, em missões no Iraque e Afeganistão.