Voo Fly Chernobyl
Foto: Reuters/Gleb Garanich

A Ukraine Internacional Airlines (UIA) realizou neste último domingo (25) um voo turístico acima de Chernobyl, na Ucrânia, juntamente com outras experiências de voo e envolvendo aeronaves.

Anteriormente a companhia já havia realizado outros voos turísticos acima de Chernobyl, porém este ocorreu no mês que o acidente de Chernobyl infelizmente está completando 35 anos.

As condições radioativas do local deixaram muitas cidades inabitadas nas proximidades da usina de geração de energia por meio nuclear. O cenário, como podemos conferir por diversos documentários e até mesmo na série exclusiva da HBO, é de destruição e abandono total, bem apocalíptico.

Foto: Ukraine Internacional Airlines

Os passageiros do voo puderam não só ver Kiev e Chernobyl dos ângulos mais incomuns e da altura mínima permitida, de 900 metros, mas também aprofundar seus conhecimentos sobre as causas e consequências do acidente com um guia profissional parceiro da UIA, a empresa Chernobyl Tour.

Veja um pouco dessa experiência nos vídeos abaixo:

O voo durou aproximadamente 1 hora e 30 minutos, e o avião sobrevoou lateralmente a usina nuclear desativada de Chernobyl por alguns minutos em ambos os lados da mesma, permitindo uma visão panorâmica por parte dos passageiros.

Após sobrevoar a cidade fantasma, o avião retornou para Kiev, sem antes fazer algumas passagens baixas pela capital ucraniana, que tem alguns belos edifícios históricos.

O voo foi realizado com um Embraer E195 de 116 assentos, com bilhetes que foram vendidos a partir de R$ 660. 

De volta ao solo do Aeroporto de Kiev, os viajantes desse voo realizaram um tour completo em um Boeing 777 da empresa em Kiev, podendo visitar a cabine e conhecer todas as partes do avião, finalizando o dia com sorteio de lembranças e presentes.