F-117A Nighthawk- Foto: Via Web

Desde que foram registrados voos de bombardeiros furtivos F-117 Nighthawk, muito vem se falando o real motivo dos voos destas ícones aeronaves que marcaram o inicio da aviação furtivo, mas que foram aposentados em 2008.

Como já publicamos aqui no site, houveram algumas aparições recentes do F-117 no estado de Nevada e também houve boatos que no ano de 2017 bombardeiros F-117 voaram no Oriente Médio.

A área de testes da USAF, chamada de Tonopah Test Range (TTR), é onde se acredita que os voos ocorram. 

Esses voos levam a USAF fazer um pronunciamento Força Aérea dos EUA anunciou a decisão de retirar a frota permanentemente , de uma vez por todas.

De fato, “de acordo com a Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2017, aprovada em 23 de dezembro de 2017, a Força Aérea removerá quatro F-117s todos os anos para aliená-los completamente – um processo conhecido como aeronave desmilitarizante”

Mas em 2018 um vídeo feito por usuários do youtube mostram voos de dois F-117 partindo da TTR, vejam o vídeo abaixo:

Não se sabe ao certo o motivo dos voos dos F-117 mesmo após a desativação em 2008 e o pronunciamento do ano de 2017, mas os voos parece que continuam ocorrendo. O histórico de tecnologia e segredos militares do Nighthawk é um motivo considerável para que testes possam continuar a ocorrendo.


“Ocasionalmente, nós [a Força Aérea] pilotaremos certas aeronaves para apoiar atividades limitadas de pesquisa”, explicou o porta-voz da Força Aérea Brian Brackens à The War Zone em um e-mail. “Os pilotos do Centro de Testes da Força Aérea” estão atrás do bastão dos Nighthawks durante essas missões, acrescentou.

Abaixo imagens da base TTR, com a fonia local: