Rover Perseverance descendo em Marte- Foto: NASA / JPL-Caltech

A NASA revelou incríveis imagens do pouso do rover Perseverance, na cratera Jazero, em Marte, no dia 18 de fevereiro de 2021. Em uma apresentação transmitida ao vivo pela Nasa, foi explicado sobre em detalhes sobre câmeras usadas para os devidos registros.

 As imagens são históricas, pois pela primeira vez foram registradas fotos e vídeos em alta resolução do pouso de um rover no planeta vermelho.

 

“Para aqueles que se perguntam como você pousa em Marte – ou por que é tão difícil – ou como seria legal fazer isso – você não precisa procurar mais”, disse o administrador interino da NASA, Steve Jurczyk. 

“Perseverança está apenas começando e já forneceu alguns dos visuais mais icônicos da história da exploração espacial. Ele reforça o nível notável de engenharia e precisão que é necessário para construir e voar um veículo para o Planeta Vermelho”.

O Perseverance foi lançado em julho de 2020 e percorreu 472 milhões de quilômetros entre a Terra e Marte, a viagem até o nosso planeta vizinho durou sete meses.

A Missão:

Rover Perseverance fez fotos panorâmicas em Marte- Foto: NASA

O Perseverance tem como objetivo a busca por vida microbiana antiga no solo da cratera, que no passado foi local de um grande lago.


O equipamento na verdade é um laboratório geológico, algumas experiências serão feitas, uma delas é a coleta de materiais marcianos que serão guardados para que uma futura missão vá buscar tais materiais e os traga para a Terra. 

Um dos vários experimentos será o uso do MOXE, um equipamento que vai tentar transformar dióxido de carbono em oxigênio.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

 “Os instrumentos científicos sofisticados do Perseverance não só ajudarão na caça à vida microbiana fossilizada, mas também expandirão nosso conhecimento da geologia marciana e seu passado, presente e futuro”, disse Ken Farley, cientista do projeto para Marte 2020, da Caltech em Pasadena, Califórnia. 

“Nossa equipe de ciências tem estado ocupada planejando a melhor forma de trabalhar com o que prevemos que será uma mangueira de dados de ponta. Esse é o tipo de ‘problema’ pelo qual estamos ansiosos”.

Ingenuity Mars Helicopter – Arte-NASA

Outra novidade do Perseverance é a presença de um mini-helicóptero, o Ingenuity, será o primeiro drone a voar em outro planeta. O voo do drone Ingenuity deve acontecer em 60 dias e tem como missão provar se é possível ou não um voo como este no planeta.

 

Acesse mais imagens (brutas) do pouso do Perseverance!

 

Fonte de apoio: Nasa/ Edições: Aeroflap