Su-30MKV Venezuela Sukhoi rasante
Su-30MKV em passagem baixa sobre a Avenida Los Aviadores. Imagem via redes sociais.

Imagens compartilhadas nas redes sociais desde a segunda-feira (08) mostram um caça Su-30MKV da Força Aérea Venezuelana (AMB) executando uma incrível passagem baixa sobre uma via pública. 

O caça sobrevoa à baixíssima altura a Avenida Los Aviadores, em frente ao Centro Comercial Parque Los Aviadores, na Cidade de Maracay, capital do Estado de Aragua. O rasante teria sido realizado em virtude do encerramento da Expo Tecnología Aeronáutica 2021, finalizada no domingo (07). 

Su-30MKV Venezuela Sukhoi rasante
Su-30MKV em passagem baixa sobre a Avenida Los Aviadores. Imagem via redes sociais.

De acordo com a estatal Venezoelana de Televisíon, citando o Ministro dos Transportes Hipólito Abreu, mais de 34 mil pessoas estiveram na feira, realizada entre os dias 05 e 07 no centro comercial. 

O shopping fica ao lado da Base Aérea El Libertador (SVBL), sede do Grupo Aéreo de Caza Nº 16, Grupo Aéreo de Transporte Nº 6 e do Grupo Aéreo de Operaciones Especiales Nº 10. Lá estão baseados caças F-16A/B, helicópteros Cougar e Super Puma e aeronaves de transporte C182 Skylane, Boeing 707, C-130 Hércules, Shaanxi Y-8 e outras. 

Durante a feira, a população presenciou outras passagens dos Su-30 e F-16. Aeronaves T-27 Tucano, K-8 Karakorun e C-182 também se apresentaram em voo. Esta feira contou ainda com uma exposição estática ao ar livre de aviões, drones, carros antigos, bem como uma exposição de equipamentos que permitem o desenvolvimento da atividade aeronáutica no país”, afirma a Venezoelana de Televisíon

O Shopping Parque Los Aviadores, em Maracay. A avenida por onde o Su-30 fez o rasante é vista na esquerda, em frente ao centro de compras. Foto: Roberto Fragachan via Google Maps.

Em julho, os Su-30 da Aviación Militar Bolivariana surpreenderam ao executarem rasantes e lançamento de flares durante o desfile de independência do país, na capital Caracas. 

https://twitter.com/PCazador2021/status/1457359149239504901

Aeronaves Polêmicas

A AMB adquiriu um total de 24 caças Su-30MKV (também chamados MK2 ou MK2V) da Rússia em 2006. Dois foram perdidos em acidentes em 2015 e 2019, com o primeiro ocorrendo na fronteira com a Colômbia, vitimando os dois tripulantes. 

Os jatos são operados por duas unidades: o Grupo Aéreo de Caza Nº 11, com sede na Base Aérea Capitán Manuel Rios, e o Grupo Aéreo de Caza Nº 13 da Base Aérea Teniente Luis del Valle Garcia. 

Nas redes sociais é comum ver discussões acerca da disponibilidade dos caças venezuelanos. No entanto, o Jorge Arreaza, Ministro da Indústria e Produção Nacional disse em recente visita à Moscou que a estatal russa Rosoboronexport tem apoiado a manutenção de aeronaves do país. O mesmo foi confirmado por Alexander Mikheev, diretor da empresa. 

“A Rosoboronexport cumpre contratos de manutenção pós venda para manter material de guerra disponível, como sistemas de defesa antiaérea, aviões, helicópteros, etc”, disse Arreaza à agência de notícias estatal Sputnik

Os Su-30MKV seguem o padrão MK2 e são similares aos modelos usados pela China, Vietnã, Indonésia e Uganda. Os caças podem usar uma grande gama de armamentos, como mísseis ar-ar, ar-solo, bombas de fins gerais e outros. 

Su-30MKV  Venezuela armamento
Armamento pesado: um Su-30MKV com mísseis ar-ar R-27, R-73 e R-77, bombas FAB-250 e mísseis ar-solo Kh-31. Foto via Poder Aéreo.

DEIXE UMA RESPOSTA