• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Zurich Airport Brasil avança na certificação internacional de gestão de carbono em aeroportos

Zurich Airport Brasil aeroportos gestão carbono Drone
Foto: Zurich Airport Brasil

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) anunciou que os três aeroportos operados pela Zurich Airport Brasil no país – Floripa Airport (Santa Catarina), Vitória Airport (Espírito Santo) e Macaé Airport (Rio de Janeiro) – acabam de alcançar o nível 2 “Redução” da certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), concedido pela ACI.

A certificação pela ACI é resultado da implantação de programas alinhados com a meta ambiciosa, mas necessária, de atingir o Net Zero até 2050, ou seja, zerar o saldo líquido de emissões de gases do efeito estufa até a metade do século. Entre os projetos que levaram a conquista do reconhecimento internacional, destacam-se o uso de drones para inspeção na pista, que reduz a emissão de 7,5 toneladas de gás carbônico por ano nos três aeroportos, e o projeto 400 hertz, que vai fornecer energia renovável para aeronaves em solo. Com essa iniciativa, a concessionária vai evitar a emissão de mais de 2.500 toneladas de CO2 por ano.

Além disso, a certificação reforça a importância do inovador Carbon Flow, sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil, capaz de mapear a pegada de carbono e criar soluções para diminuir o impacto ambiental. O software foi premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition”, na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México.

“A sustentabilidade é um dos valores da Zurich Airport Brasil e avançar na certificação ACA comprova que nosso compromisso com o meio ambiente é genuíno e que nossos esforços resultam em ações práticas. Esse reconhecimento também nos impulsiona a seguir avançando com nossas estratégias de ESG”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O diretor-geral de ACI-LAC, Rafael Echevarne, celebra a conquista da Zurich Airport Brasil: “o avanço do Floripa Airport, Vitoria Airport e Macaé Airport em direção ao Nível 2 do programa é a confirmação do compromisso da empresa em tornar a aviação mais sustentável. Reiteramos a importância do exemplo da Zurich, pelo fato de operar aeroportos com perfis distintos no Brasil e isto demonstra a possibilidade de implementação do programa, não importa o tamanho ou a localização do terminal”.

O ACI Airport Carbon Accreditation é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos. Nesta edição 8 aeroportos brasileiros foram certificados. Ele avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 6 níveis de certificação: Mapeamento, Redução, Otimização, Transformação e Transição.

A Zurich Airport Brasil atua em quatro temas centrais na área de sustentabilidade, com programas consolidados para a gestão de energia, água, resíduos e na qualidade do ar.

 

Leia também: 

 

Via: Zurich Airport Brasil

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.