Divulgação oficial -GRUAirport
Divulgação oficial -GRUAirport

Em linha regular pela primeira vez, o Airbus A380 da Emirates pousou no Aeroporto de Guarulhos hoje no início da noite por volta das 19:10, cerca de 20 minutos mais cedo do que o previsto, aeronave tem matrícula A6-EON como já informado anteriormente pela Aeroflap e é conhecida como uma das maior avião do mundo para passageiros. Uma grande multidão, com cerca de 1400 pessoas como estimada pela GRUAirport, aguardava a aeronave dos 2 pontos de Spotting e observação montados pela concessionária do aeroporto, a GRUAirport, e mais pessoas ainda no conhecido morrinho de Guarulhos, principal ponto de spotting do aeroporto.

Foto - Leandro Machado
Foto – Leandro Machado

A aeronave foi recebida com o tradicional batismo com água e logo seguiu para seu gate no terminal 3, que opera somente voos internacionais e tem capacidade para operar aeronaves como o A380 e o B747-8. O finger é composto por duas pontes por portão que permitem o rápido embarque e desembarque de passageiros, durante a operação com o A380 ela entrou em sua capacidade conhecida como dois andares ou duplo deck em inglês, fator que permite a operação regular da aeronave por conta do desembarque e embarque mais rápido.

Chegada da tripulação no terminal de Guarulhos.
Chegada da tripulação no terminal de Guarulhos – Foto autor desconhecido/enviado via mensagem para Aeroflap

Logo mais o pouso da aeronave, que foi durante todo o período acompanhado pela Aeroflap minuto a minuto em nossa página, a tripulação de voo teve uma recepção em solo brasileiro digna de celebridade, lotando assim a parte interna do aeroporto de Guarulhos de pessoas.

A aeronave decolou de volta para Dubai na madrugada do dia 15, aproximadamente às 1:39, com um pouco de atraso em relação ao horário original. O voo também será regular e assim como na chegada do A380, um comandante Brasileiro comandará a aeronave de volta para seu aeroporto Hub, que é Dubai.

A vinda da aeronave se deriva de uma autorização da ANAC emitida no final de outubro desse ano e que autorizava a operação do Airbus A380 por qualquer companhia aérea no Aeroporto de Guarulhos. A partir de então qualquer companhia aérea que opere o A380 para passageiros pode realizar voos para Guarulhos com a aeronave. A operação da Emirates na noite desse sábado será somente comemorativa e não regular.

O Airbus A380 tem 79,75 metros de asa, seu comprimento enorme de 72,73 metros e a altura assustadora de 24,45 metros (um prédio de 7 andares). Isso resulta em um espaço interno de aproximadamente 550m², sendo que a asa do tipo enflechada tem área de 875m².

 

Confira os vídeos do batismo e da chegada do Airbus A380 da Emirates em Guarulhos.

Até o momento (16/11) nossas publicações do A380 já alcançaram mais de 600 mil visualizações tanto no site como em nossa página no Facebook.

This post is available in: pt-brPortuguês