Nicholas Araújo Arimateia, de 7 anos, aguardava ansioso, em Brasília (DF), o coração transportado pela Força Aérea Brasileira nesta terça-feira (27). O pequeno natalense recebeu o órgão de outro menino, também potiguar, que faleceu ontem aos 10 anos no Hospital Varela Santiago, na capital do Rio Grande do Norte.

O Esquadrão Guará (6º ETA) foi acionado por volta das 8h30 do dia 27 para dar apoio à equipe que transportou o coração. Uma aeronave Learjet transportou os três médicos do Centro de Transplantes de Órgãos de Brasília até Natal, onde a cirurgia de retirada do órgão teve início por volta de 12h. Às 15h, a aeronave da FAB decolou de volta para Brasília transportando o coração e a equipe médica.

Segundo o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), onde foi realizada a cirurgia, o menino está estável e permanece em recuperação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “O procedimento iniciou-se por volta das 18h, teve quatro horas de duração, e transcorreu sem anormalidades”, diz o boletim médico.

 

Via – Força Aérea Brasileira

COMPARTILHAR