Dois integrantes da Esquadrilha da Fumaça participam de uma das mais importantes reuniões relacionadas a shows aéreos internacionais entre os dias 5 e 8 de dezembro, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, e o piloto Ala Esquerda, Major Ubirajara Pereira Costa Júnior, estão representando a Fumaça no International Council of Air Shows (ICAS) que promove e organiza festivais aéreos na América do Norte.

Segundo o Tenente-Coronel Caldas, “a participação no conselho é de fundamental importância para que a Força Aérea Brasileira seja representada no contexto dos eventos aéreos na América do Norte”. A Esquadrilha da Fumaça é o único esquadrão aéreo militar da América do Sul que está participando desse conselho, juntamente com algumas esquadrilhas da América do Norte, como Thunderbirds (Força Aérea Americana), Blue Angels (Marinha dos E.U.A.), Snowbirds (Força Aérea Canadense), além de alguns esquadrões europeus.

Foto via - Força Aérea Brasileira/Divulgação
Foto via – Força Aérea Brasileira/Divulgação

O Tenente-Coronel Caldas ainda explicou que está sendo possível uma grande troca de experiências com demonstradores e organizadores de shows aéreos. “Estamos assistindo a diversas palestras sobre o funcionamento desses eventos aéreos nos E.U.A. e no Canadá, uma vez que são considerados entretenimentos muito populares nesses dois países”.

Entre vários objetivos do ICAS, três dos principais consistem em promover apresentações aéreas de projeção internacional, atuar como forma de informação sobre festivais aéreos para aqueles que trabalham na área e construir reconhecimento e valorização da indústria do show aéreo entre o público em geral.

 

Fonte – Força Aérea Brasileira

COMPARTILHAR