Companhias Aéreas News

Qatar desiste de comprar 10% da American Airlines

Foto - Boeing Media

Com planos de investir na American Airlines, a Qatar Airways desistiu de fazer esse aporte de 10% na companhia americana, mesmo solicitando ao organismo de regulação financeira dos Estados Unidos uma autorização do conselho acionário da companhia para prosseguir com as negociações.

Os acionistas da American não aceitaram o investimento da Qatar Airways, bem como toda a diretoria da empresa, o que resultou na retirada da proposta pela Qatar. “Nós não estamos particularmente entusiasmados com o investimento da Qatar, e achamos intrigante, dada nossa posição extremamente pública sobre os subsídios ilegais que a Qatar, Emirates e Etihad receberam ao longo dos anos por seus governos”, disse Doug Parker, presidente e diretor executivo da empresa.

Mesmo sem o conselho aprovar, a Qatar Airways poderia comprar 4,74% da American Airlines livremente, acima desse valor a SEC exige uma aprovação pelos acionistas da empresa. A American Airlines não gostou nada da proposta, e até indicou para a Oneworld (aliança que a American Airlines participa) a retirada de qualquer vínculo com a Qatar a partir de março de 2018.

Foto – Qatar Airways/Divulgação

A American Airlines atualmente é a maior companhia aérea dos Estados Unidos, com mais de 950 aeronaves em sua frota principal, que exclui as aeronaves regionais, e atende mais de 350 destinos em todo o mundo. A companhia tem mais 628 jatos regionais através da American Eagle, que operam em empresas terceirizadas para cumprir voos de curta distância e baixa demanda.

Atualmente a Qatar Airways tem investimentos no Grupo IAG, liderado pelas companhias British Airways e Iberia, e também tem 10% de todo o Grupo LATAM, que inclui também a LATAM Brasil.

 

 

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This