Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

60 anos do voo espacial de Yuri Gagarin: O primeiro homem no espaço

Cosmonauta, Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço

Neste mês de abril, especificamente no dia 12, marcam-se 60 anos do primeiro voo de um homem ao espaço, o soviético Yuri Gagarin. Naquele 12 de abril de 1961 o mundo parou para ver um ser humano sair deste nosso planeta pela primeira vez.

O voo de Gagarin aconteceu apenas 3 anos e maio após outro março da ex-URSS, o envio do primeiro satélite ao espaço, o Sputnik.

O feito histórico aconteceu na nave espacial Vostok e durou cerca de 108 minutos. O cosmonauta russo deu uma volta ao redor do planeta, antes de voltar em segurança à Terra.

 

O Voo de Gagarin

Decolagem do foguete Vostok-1 com Yuri Gagarin

Às 9h07, horário de Moscou, a Vostok 1 ligou seus motores e decolou do centro de lançamento soviético.

Após a subida e a tão esperada entrada em órbita, Gagarin olhou para o Planeta Terra e disse sua icônica frase, “A Terra é azul”.

“A sensação de ausência de peso era um tanto estranha em comparação com a Terra. Circulando a Terra na nave orbital, fiquei maravilhado com a beleza do nosso planeta”, também disse o soviético.

 

O Pouso

Cápula usada por Gagarin após o pouso em solo soviétivo

Hoje já estamos acostumados a ver a reentrada na atmosfera terrestre e o pouso. Foguetes como o da SpaceX volta de ré, as cápsulas abrem grandes paraquedas e fazem suas amerissagens (pouso na água).

Na época dos Space Shuttles, o pouso era como de avião com motores desligados, mas com Yuri Gagarin foi totalmente diferente.

A Vostok 1 não tinha motores para retardar sua velocidade de reentrada e o choque com o solo poderia ser fata, então a solução dos soviéticos para a segurança do cosmonauta foi um salto de paraquedas.

Sim, Yuri Gagarin pulou de sua nave a cerca de 7 Km de altura e caiu de paraquedas em solo soviético.

 

Trágico fim

Jato Mig 15- Foto: Autor desconhecido

Yuri Gagarin faria um segundo voo espacial em 1968, no entanto, o herói soviético acabou morrendo um trágico acidente em um caça MiG-15.

No dia 27 de março daquele ano, Yuri e seu companheiro morreram na queda de um caça MiG-15, a real causa do acidente ficou em segredo durante 50 anos, e somente em 2011 a Rússia revelou que o acidente foi causado por uma “manobra brusca”.

Contudo, alguns dizem que a morte de Gagarin pode ter tido outros motivos, inclusive suicido e sabotagem devido a política foi falando.

Jovem cosmonauta Yuri Gagarin- Foto: AFP Getty Images

Em 2013, um colega do famoso cosmonauta, disse que um caça Sukhoi teria passado muito perto do MiG, o que causou uma turbulência.

Outros relatam que um objeto estranho que não foi muito bem especificado, teria assustado os pilotos, que por sua vez realizaram uma manobra evasiva e perderam o controle do jato que entrou em parafuso.

 

Reconhecimento

Yuri Gagarin asecendo

Yuri Gagarin se tornou um herói soviético e recebeu de Lênin a medalha de Ordem de Lênin e ‘Herói da União Soviética’, sua maior homenagem.

No cenário internacional, o jovem soviético que aos 27 anos foi ao espaço também ganhou destaque e impulsionou ainda mais a Corrida Espacial com os EUA, que mandaram o primeiro astronauta dos EUA pouco meses após o voo de Gagarin, o astronauta norte-americano, foi Mercury Alan Shepard.

 

Outras Curiosidades

Yuri Gagarin

Conhecido por ter ido ao espaço, Gagarin era um grande amante da aviação, o futuro primeiro homem no espaço gostava de construir aeromodelo quando era jovem.

Ainda em sua juventude Yuri voou aeronaves leve em um Aeroclube da região. Algum tempo depois ele entrou na Escola de Pilotos Militares de Orenburg, onde aprendeu no icônico MiG-15.

Yuri Gagarin na época dos voos de aeroclube

Após seu memorável voou para o espaço, Yuri fez uma turnê mundial, passando por vários países, incluindo o Brasil.

Em terras brasileiras, o cosmonauta soviético foi a São Paulo e a Brasília, onde encontrou o então presidente do Brasil na época, Jânio Quadros.

Yuri Gagarin juntamente com o ex-presidnete do Brasil, Jânio Quadros- Foto: Fundo Agência Nacional Série FOT Subsérie PPU

 

Fontes de pesquisa: Space.com/History HIT