O primeiro corte da fuselagem traseira do Beluga XL foi realizado com êxito na unidade da Airbus na Espanha, abrindo assim, o caminho para a montagem final que irá começar no início de 2017. O MSN001 será o primeiro Beluga XL a ser fabricado, seguido por mais 5 aeronaves idênticas.
A fuselagem traseira, produzido por Aernnova, será a primeira parte a ser entregue para o Beluga na linha de montagem final em Toulouse. A entrada do Beluga XL em serviço está prevista para meados de 2019.
O Beluga XL foi lançado em novembro de 2014 e irá substituir o atual Beluga baseado no A300-600 que realiza transporte de peças aeronáutica, especialmente fuselagem e asas. A nova geração tem base no A330-200F com uma grande reutilização de componentes e equipamentos existentes, o Beluga XL terá motores Rolls Royce Trent 700. A frota de cinco aeronaves Beluga XL irá fornecer para a Airbus uma capacidade de transporte 30% maior que a atual.
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