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Grupo alemão faz pedido ao Ministério da Defesa para que reconsidere a aquisição do F-35A para substituir o Panavia Tornado

Um think tank (grupo dedicado a fezer pedidos relevantes ao governo do país) alemão está pedindo ao Ministério da Defesa da Alemanha que reconsidere o F-35 da Lockheed Martin como sucessor da frota Panavia Tornado do país.

Faz um ano que o F-35 foi eliminado da lista restrita de aeronaves de combate consideradas para a substituição do Tornado, que deixou apenas o Boeing F / A-18 Super Hornet e o Eurofighter Typhoon como opções. Mas nenhuma das aeronaves está qualificada para transportar a arma nuclear B61 que equipa o Tornado sob um acordo de chave dupla com os EUA. 

Agora, a influente Sociedade Alemã de Política Externa, DGAP, argumenta que, para atender aos requisitos da missão nuclear, Berlim deveria “revisar” sua decisão original de considerar apenas o F / A-18 e o Eurofighter, com os autores Heinrich Brauss e Christian Molling pedindo o F-35 a ser “incluído na análise e avaliação comparativas”, em um novo relatório publicado em 3 de fevereiro.

Os autores argumentam que, à luz da deterioração da situação de segurança na Europa, dada a invasão russa da Ucrânia e o lançamento de novos mísseis de cruzeiro russos que acabaram com o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, a Alemanha precisa fazer “uma contribuição apropriada e confiável” Os componentes convencionais e nucleares da OTAN, fornecendo um “sucessor adequado para o Tornado em tempo útil”.

F-35A da Noruega em potência máxima- Foto: Real Força Aérea da Noruega

Os autores não sugerem que o F-35 seja a melhor escolha para substituir o Tornado, embora observem que a plataforma se tornará “a aeronave de combate para todos os planejamentos e procedimentos relevantes da OTAN nos próximos anos”.

Mas eles observam que a certificação do Eurofighter para transportar o B61 “levaria muito tempo”, portanto pode não estar disponível como substituto para o Tornado a tempo. Eles também dizem que o Super Hornet poderia estar pronto para transportar o B61 até 2025, mas teria que ser acompanhado por outras aeronaves como o EA-18G Growler, aumentando o custo da operação. 

O relatório também põe em dúvida se o sistema futuro de combate aéreo (FCAS) que a Alemanha está desenvolvendo com a França e a Espanha estará disponível para a missão de ataque nuclear com o B61.

Os autores também argumentam que a adoção do Eurofighter como substituto do Tornado poderia prejudicar a flexibilidade, pois a força aérea alemã acabaria confiando em um tipo para todas as missões. 

Panavia Tornado da Luftwaffe- Foto: Forças Armadas Alemã

A eliminação do F-35 da lista restrita foi em parte resultado de lobby árduo de Paris, que ameaçou encerrar a cooperação no programa FCAS se o caça dos EUA fosse selecionado. Acredita-se que o F-35 seja a aeronave escolhida por oficiais graduados da Força Aérea Alemã, embora poucos sigam o registro dizendo isso. 

A Alemanha começaria a substituir seus Tornados a partir de 2025, mas o cronograma para a seleção e a adjudicação de um contrato está longe de ser certo. 

No ano passado, funcionários da Airbus disseram que esperavam que Berlim emitisse um pedido atualizado de informações sobre a substituição do Tornado.

Fonte: Aviation Week

 

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