Advertisement

Vídeo: conheça o interior do icônico XB-70 Valkyrie

O North American XB-70 Valkyrie é uma das grandes maravilhas da engenharia aeronáutica, fruto da corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética na Guerra Fria. O projeto para um bombardeiro nuclear capaz de atingir Mach 3 (três vezes a velocidade do som) deu origem a dois protótipos, um dos quais foi perdido em uma colisão com um F-104 Starfighter.

Ainda hoje, passados mais de 50 anos desde o seu último voo, o XB-70 ainda fascina muitas pessoas, seja pelo seu tamanho (56 metros de comprimento e 32 metros de envergadura), seus seis motores enormes ou simplesmente seu desenho. O único XB-70 restante hoje repousa no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA, em Dayton, no estado de Ohio. Sendo uma das aeronaves mais icônicas dentre as centenas presentes no acervo, o Museu da USAF fez um vídeo incrível mostrando em detalhes o interior da aeronave. Confira! 

As imagens de alta qualidade mostram de perto os vários instrumentos, as manetes que comandavam os seis potentes turbojatos YJ93, cabos, manches e demais detalhes do protótipo. Além do vídeo, o website do Museu da USAF disponibiliza várias fotos não só do XB-70, mas de quase todas as aeronaves e demais itens presentes no acervo. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Protótipo, usaexport, USAF, Vídeo, XB-70 Valkyrie