Advertisement

Vídeo do TikTok mostra estranho objeto em instalações de medição de RCS da Lockheed

Um vídeo publicado no aplicativo TikTok mostra um estranho objeto preto sendo transportado em uma carreta nas instalações de testes de assinatura radar de Helendale, não muito longe da sede da Skunk Works, divisão de projetos secretos da Lockheed Martin, em Palmdale (Califórnia).

É nas suas instalações em Helendale que a Lockheed realiza testes e avaliações para medir a seção reta-radar, ou seja, a “capacidade stealth” de seus projetos de aeronaves furtivas. Os mock-ups são montados de cabeça para baixo em um poste e são expostos à diferentes ondas de radar. 

O pesquisador de Open Source Intelligence (OSINT) Ruben Hofs contou ao portal The Aviationist que estava navegando pelo aplicativo quando o vídeo apareceu. “Eu estava navegando pelo TikTok esta manhã, foi o primeiro vídeo a ser mostrado quando abri o aplicativo. A princípio pensei que se parecia com um adereço de filme, mas logo a construção no fundo me lembrou de um artigo sobre um sítio [de testes] RCS. Fui dar uma olhada no google earth e, até minha surpresa, descobriu-se que era a facilidade exata do artigo que li no TWZ [The War Zone], então percebi que não era apenas um adereço de filme bonito, mas possivelmente algum tipo do projeto de prova de conceito que está sendo testado lá.”

De fato, o objeto que foi exposto no vídeo do TikTok parece ser algum tipo de projeto stealth sendo transportado de cabeça para baixo na carreta. “Embora seja impossível identificar o modelo de conceito, visto que existem dezenas dessas formas ao pesquisar na Internet, algumas pessoas responderam com o NGAD que parece corresponder muito bem se você virar a forma de cabeça para baixo.”

Conceito NGAD. Imagem: USAF.

O NGAD (Next Generation Air Dominance) é o projeto de caça de 6ª Geração dos Estados Unidos, cujo protótipo demonstrador secreto já teria realizado um voo no início deste ano. 

Conceito NGAD. Imagem: USAF.

De qualquer forma não é possível saber exatamente, por enquanto, o que é o objeto. Todavia, o fato de estar sendo carregado por um caminhão em plena luz do dia e sem qualquer cobertura pode indicar que, apesar de misterioso, não seja tão secreto. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Lokcheed, Projeto, Sexta geração, stealth, T, usaexport