Advertisement

Lula recebe suecos para falar sobre venda de KC-390 e compra de mais Gripens

Lula recebeu comitiva da Suécia para falar sobre venda casada de cargueiros KC-390 e caças Gripen.

Os governos do Brasil e da Suécia estão avançando nas negociações envolvendo a venda de cargueiros Embraer C-390 Millennium aos suecos e a compra de mais caças Saab Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo matéria da Folha de São Paulo, o Presidente Lula recebe uma comitiva do governo sueco nesta quinta-feira (23). A venda casada das aeronaves militares está entre as pautas a serem discutidas em Brasília hoje. 

O interesse é mútuo. A FAB já comprou 40 F-39 (36 da encomenda original e mais quatro aviões adicionais), devendo receber uma remessa de dois caças em dezembro. A Suécia, por sua vez, quer substituir seus C-130 Hércules, exatamente o modelo para o qual o KC-390 da Embraer foi desenvolvido para substituir. 

Saab Gripen Embraer KC-390 Anápolis FAB
As duas mais novas aeronaves da FAB, o caça Saab F-39E Gripen e o cargueiro Embraer KC-390 Millennium, no pátio da Base Aérea de Anápolis. Foto: Suboficial Johnson/FAB.

Não é nenhuma novidade que o Comando da Aeronáutica deseja mais um lote dos Gripens, uma vez que as aeronaves já adquiridas não são suficientes para substituir os jatos de ataque A-1 AMX e os caças F-5M, que devem dar baixa por volta de 2025 e 2030, respectivamente. 

Ainda assim, a compra de mais F-39 não é tão fácil e seria necessário um arranjo legal, explica a reportagem assinada por Igor Gielow. Conforme determina a legislação, o aditivo contratual não pode superar 25% do valor original, o que permitiria a aquisição de 14 caças adicionais. Isso representa um montante adicional de cerca de R$ 4,5 bilhões.

Em setembro o ministro da Defesa José Múcio já havia confirmado as negociações da venda do KC-390 para Estocolmo, com uma viagem à Suécia prevista para outubro. Os eventos em Israel, no entanto, se tornaram prioridade, impedindo qualquer conversa entre os governos. 

A expectativa agora é de que os países assinem um acordo no ano que vem. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-39, fab, Gripen, KC-390, Lula, Suécia, usaexport