A Airbus abriu mais um capítulo na disputa com a Qatar Airways pelos problemas de pintura do Airbus A350XWB. Na justiça britânica a fabricante apresentou um processo solicitando danos morais da Qatar Airways, por se recusar a receber dois aviões A350.
No processo a Airbus pede um pagamento de US$ 220 milhões em danos morais pela não-entrega das aeronaves. A companhia aérea retrucou dizendo que não pode receber aviões com problemas na pintura e no sistema de proteção contra raios.
A decisão de interromper as entregas foi tomada na metade de 2021, pela própria companhia aérea.
A Airbus também solicitou no processo um estorno, por parte da Qatar, do desconto concedido na encomenda dessas aeronaves A350. Se a justiça considerar o pedido da Airbus como válido, a companhia árabe pode ter um grande prejuízo.
No início de dezembro, a Airbus emitiu uma nota contestando as alegações da Qatar Airways, e lamentou a necessidade de defender sua posição e reputação e que todas as soluções dadas para a Qatar Airways foram rejeitadas por parte do cliente sem justificativa legítima, mas que busca o diálogo construtivo para resolver o assunto. Outras cinco companhias aéreas sofrem com o mesmo defeito, mas sem o mesmo entrave judicial.
A Qatar Airways disse anteriormente que não estava ciente de “nenhum esforço da Airbus para tentar resolver a situação de maneira amigável”.
Enquanto isso um outro processo ainda está ativo na justiça, onde a Qatar Airways pede US$ 600 milhões de indenização pelos danos na pintura de 20 aviões A350, e as consequências desses aviões parados.
O vídeo divulgado pela Qatar mostra os danos de corrosão do A350 próximo a proteção anti-raio. Sobre o vídeo, a fabricante ainda não se manifestou.
Confira o vídeo divulgado pela Qatar abaixo:
A Qatar Airways é uma das principais clientes do programa A350XWB. A companhia foi a cliente de estreia do avião, iniciando os voos comerciais em janeiro de 2015.
Com informações de Reuters.
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