A-29 da Força Aérea da Nigéria- Foto: Embraer

Alguma fotos de um A-29 Super Tucano da Nigéria foram destaque nessa semana, pois pela primeira vez foi registrado uma aeronave com as pinturas da força aérea do país africano.

A Nigéria fechou um acordo de compra de 12 unidades do A-29 Super Tucano em 2018. Esse acordo faz parte de um programa dos EUA para países que lutam contra o terrorismo. O primeiro A-29 nigeriano fez seu primeiro voo em abril, na Flórida, por meio da Sierra Nevada Aviation, uma empresa parceira da Embraer que constrói o A-29 nos EUA.

As 12 aeronaves serão montadas na fábrica de Jacksonville, Flórida. Também nos EUA será feito o treinamento dos pilotos nigerianos, o treino será realizado em Denver, Colorado. A previsão de entrega é para 2021.

A-29 da Força Aérea da Nigéria- Foto: Embraer

Ainda no cenário internacional, são contabilizadas 15 nações que operam o A-29, entre eles destacamos, a República Dominicana, Equador, Indonésia, Filipinas e Afeganistão, este último usa suas aeronaves para ataques contra grupos extremistas.

Os EUA também operam o Super Tucano, ao menos dois aviões estão sob comando da USAF para avaliações, como concorrente o A-29 tem o AT-6 Wolverine. No final uma das aeronaves será operada pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea.

 

DEIXE UMA RESPOSTA