Advertisement

A importância da manutenção preventiva em aeronaves e helicópteros

Leonardo Agusta

Especialista aponta que é fundamental manter o mais alto nível de segurança em todos os produtos e processos entregues e que a segurança é o primeiro objetivo do setor aeronáutico

Na cadeia da aviação, a segurança é imprescindível para que as operações ocorram em segurança e harmonia entre os operadores aéreos e aeronaves, tornando-se sinônimo de eficiência e qualidade. 

Tatiana Aloia, co-fundadora, CEO & CFO da Aloia Aerospace Inc., empresa voltada para a venda de reposição de peças aeronáuticas, ressalta a importância de manter a manutenção em dia. “Assim como os automóveis, os aviões e helicópteros necessitam de manutenção contínua, sendo primordial para o funcionamento dos sistemas aviônicos essenciais, bem como os motores e demais componentes externos”, comenta a executiva.

Tatiana Aloia, co-fundadora, CEO & CFO da Aloia Aerospace Inc
Tatiana Aloia, co-fundadora, CEO & CFO da Aloia Aerospace Inc

No mercado brasileiro, a aviação geral e executiva vem contando com resultados expressivos na demanda no pós-pandemia. Somente no mercado de asas rotativas, dados da ANAC mostram que o Brasil possui uma frota acima das 2.000 unidades de helicópteros. Somente na capital paulista, são mais de 2.200 pousos e decolagens somente em um unico dia.

A cidade de São Paulo ostenta a maior frota do mundo de helicópteros, com mais de 400 unidades, e é responsável por desbancar importantes capitais mundiais, como Nova York, Tóquio e a Cidade do México, colocando o Brasil na rota dos países mais importantes para o mercado de reposição de peças e manutenção. 

Historicamente, alguns acidentes aéreos ocorreram pela falta de manutenção ou da atuação inadequada na hora de recompor peças importantes, trazendo injustamente a sensação de que a aviação pode ser um meio de transporte inseguro. 

Contudo, é nessa hora que os dados mostram o contrário. Basta fazer uma simples comparação entre acidentes com automóveis e aeronaves em apenas um dia, pois, certamente, o histórico pode apontar que andar de carro pode ser mais perigoso, sendo, também, outra afirmação equivocada. 

Acerca das peças de aeronaves, este assunto é levado muito a sério. Recentemente, um escândalo revelou que uma empresa britânica colocou no mercado peças fraudulentas, sendo logo descobertas e retiradas de circulação, demonstrando que na aviação o quesito segurança não dá espaço para erros ou improvisos.

Apesar de ser um fato invisível aos passageiros, seja de avião ou helicóptero, o uso de peças certificadas e originais na manutenção preventiva são primordiais para a segura operação aérea, tornando a aviação eficiente globalmente.

Giuseppe Mignoli, executivo da Leonardo Helicopters, o segundo maior grupo industrial da Itália (apenas atrás da Fiat) e um dos maiores grupos industriais de alta tecnologia do mundo, nas áreas da defesa, aeroespacial, segurança, automação, transporte e energia, comenta que a segurança primordial neste mercado.

Giuseppe Mignoli, executivo da Leonardo Helicopters,
Giuseppe Mignoli, executivo da Leonardo Helicopters,

“É fundamental manter o mais alto nível de segurança em todos os produtos e processos entregues. A segurança é o primeiro objetivo do setor aeronáutico. Falando especialmente sobre a divisão de helicópteros e a marca Agusta, braço da Leonardo Company, nós cuidamos de todos os aspectos do ciclo de vida do produto para fornecer os mais altos padrões de segurança: isso começa desde a fase de projeto, até a fabricação e operação. Em cada uma dessas etapas, trabalhamos em conjunto com as autoridades aeronáuticas relevantes, ou seja, EASA, FAA, ANAC”, revela Giuseppe.

E neste quesito, o executivo da Leonardo vai além. “Durante a fase de operação do helicóptero, um dos pilares para a segurança é a manutenção programada (ou manutenção preventiva), baseada em um programa, descrito no manual de manutenção do helicóptero, que é elaborado desde a fase de projeto com um grupo de trabalho denominado MSG3 utilizado para desenvolver os requisitos iniciais de manutenção. O manual de manutenção prescreve as regras para garantir a aeronavegabilidade do helicóptero. Este programa de manutenção é constantemente revisado em conjunto com a autoridade aeronáutica para garantir que qualquer possível aspecto esteja sob controle e adaptá-lo para garantir o maior nível de segurança. Graças a isso podemos afirmar com certeza que a manutenção programada é fundamental para a segurança”, afirma Mignoli.

Desta forma, o papel da Aloia Aerospace Inc., é essencial por trazer as melhores peças e serviços essenciais para os operadores preocupados com a segurança, afinal, a boa gestão do custo operacional pode fazer toda a diferença não só para o atendimento ao cliente, mas também para a vida útil das aeronaves.

“A Aloia está acompanhando as principais tendências no mercado internacional, que cada vez mais necessita de maiores investimentos e serviços. A empresa fechou o ano de 2023 com faturamento de quase USD 30 milhões de dólares, representando um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Comprovando que a segurança é uma busca incessante das empresas aeronáuticas”, diz Tatiana Aloia.

Ademais, Giuseppe reforça que setor de aviação é um dos mais seguros e sabe que a manutenção preventiva desempenha uma função importante.

“Com certeza, podemos dizer que o setor da aviação é entre aqueles com o mais elevado padrão de segurança. Como dito anteriormente, a manutenção preventiva (ou manutenção programada) é um dos aspectos que mais contribui para isso, mas não é o único. Na verdade, a segurança é influenciada por vários aspectos como projeto do produto, tecnologia utilizada, processuais de voo, treinamento etc.”, finaliza.

Leia mais:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.