Advertisement

A melhor forma de conhecer a Medina de Fez no Marrocos

Medina de Fez

Depois que conheci o Marrocos comecei a propagar a seguinte frase: conheça Fez, mas se informe antes (neste caso principalmente).

Quem assistiu a novela O Clone deve lembrar das cenas da Jade pela Medina e provavelmente já fantasiou em conhecer essa terra tão incrível na ponta do Continente africano. Quando estava planejando minha viagem para Fez li muitas informações de que o choque cultural lá era maior do que em Marrakech. Por esta razão, organizei tudo antes, buscando segurança e programação.

Chouara Tannerie
Chouara Tannerie

A MEDINA DE FEZ

A Almedina de Fez é a parte islâmica da cidade de Fez, no Marrocos, que foi fundada no século IX. Lá encontramos a mais antiga universidade do mundo (fundada por uma mulher!). Inclusive, Fez já substituiu Marrakech como capital do reino, nos séculos XIII e XIV, durante o seu auge. A Medina possui 9400 ruas e é, literalmente, um labirinto. O choque cultural acontece e é ambivalente dentro de nós.

Ruas Medina Fez

Minha viagem foi em julho, quando cheguei a pegar 44 graus pelas ruas. Foram 4 dias em Fez e eu escolhi me hospedar dentro da Medina mesmo, em um Riad do ano de 1300. A experiência é única e vale.

Em relação à língua, a maioria das pessoas fala árabe e francês, mas a galera que trabalha direto com o turismo vai se comunicar em inglês, por esta razão não tivemos grandes problemas de comunicação no Marrocos. Apesar que (aqui vai uma história engraçada), ao chegar na imigração o policial perguntou uma coisa que eu não entendi, perguntei umas quatro vezes até entender que ele estava perguntando a minha profissão! Outro ponto curioso é que o carimbo do país começa de trás para frente no passaporte (no meu caso foi na última página).

Al-Qarawiyyin
Al-Qarawiyyin

Voltando para o que fazer em Fez e como conhecer a Medina: Contrate um guia! Sem dúvidas você pode caminhar e tentar conhecer as ruas sozinho, mas eu não recomendaria isso no primeiro dia. Em um primeiro momento é interessante alguém lhe acompanhar, para então depois você já ter um panorama básico de localização.

Medina Fez

COMO ENCONTRAR UM GUIA DE CONFIANÇA

Com muita pesquisa do que fazer, no primeiro dia de viagem resolvi contratar um guia para nos levar pelas ruas da Medina. Por sorte do universo encontrei o Zahi, me impressionei com as avaliações e decidi que ele era o eleito para nos acompanhar nessa jornada. Como era o auge do calor, tivemos a sorte de termos a tarde toda exclusivamente para nós. De cara me impressionei com a atenção dele, que se dispôs a nos encontrar na porta de nosso Riad. Encaminhei a localização e esperamos pelo horário do passeio.

14h em Fez, sol alto, Zahi na porta do Riad para o tour. Começamos conversando em inglês, mas eu misturei várias vezes o espanhol e nossa visita foi um misto de inglês, espanhol e aprendizado de algumas expressões em árabe.

Ficamos com o guia a tarde inteira e mesmo que eu tentasse expressar aqui a valia do passeio, não conseguiria. Recomendo a todos que forem a Fez encontrarem um guia tão especial como o Zahi foi para nós. Ele não só nos acompanhou com segurança por lugares que jamais conheceríamos sozinhos, mas foi como um amigo que passeava conosco por um lugar tão peculiar quanto a Medina de Fez. História, cultura, gastronomia, humildade e respeito. Isso resume.

Ruas Fez
Nas ruas da Medina não entra carro. A locomoção é por burro, motocicletas ou a pé.

Pontos centrais que visitamos durante o passeio:

– Portão Azul 

– Medersa Bouanania (entrada da taxa 20 Dh não inclusa) 

– Rua Talaa

– Museu e Praça Nejjarine (entrada da taxa 20 Dh não inclusa)

– Moulay idriss II Mausoleum ( O construtor da cidade de Fez)

– AL Quarawiyinạisty

– Tannerie Chowara ou Sidi Moussa

– Copper Square

– Souk El Henna

– Al Andgry Mesquita

Ao final, Zahi ainda nos deu uma carona até um outro ponto de encontro que tínhamos de ir para outra experiência, estávamos sem internet e ele ligou para o outro guia e falou em árabe por nós. Foi incrível se sentir em segurança em um lugar tão diferente.

Locomoção Marrocos

Pensando nisso, criamos um cupom de desconto para todos os leitores Aeroflap poderem curtir essa experiência no Marrocos. Basta entrar em contato com o Zahi pelo e-mail [email protected] e pedir a aplicação do cupom AEROFLAP em seu tour.

Nos outros dias já nos sentimos mais seguros para caminhar sozinhos pela Medina. O povo marroquino impressiona na cordialidade, mas claro: sempre aquele cuidado nas negociações, principalmente dentro da Medina! Não aceite o primeiro preço de cara, entre na brincadeira do negócio. Diga que você é brasileiro e verá um carinho a mais no tratamento.

Por fim, meu conselho geral: se você tem curiosidade e possibilidade, conheça o Marrocos e, neste caso, a Medina de Fez. De bônus ainda aplique nosso cupom AEROFLAP e embarque nessa aventura com um guia experiente.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Caroline Rott

Autor: Caroline Rott

Advogada. Itinerante do mundo. Gosto de contar e ouvir histórias. Aprendo pelo caminho e, nas horas vagas, dou dicas de viagem! Contato: [email protected]

Categorias: Dicas de Viagem, Notícias, Turismo

Tags: dicasdeviagem, Marrocos, Medina, usaexport