• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Acompanhe em tempo real o trajeto dos novos caças Gripen E da FAB, que chegam em abril

Saab Gripen FAB
O FAB 4100 no porão do navio Elke quando estava sendo trazido ao Brasil, em setembro de 2020.

Já estão a bordo do navio mercante Marsgracht os dois caças Gripen E que foram entregues para a FAB em novembro de 2021. A embarcação zarpou de Norrköping há poucas horas, e tem previsão para chegar ao Brasil no dia 02 de abril, no Porto de Navegantes (SC).

Através do site Marine Traffic é possível acompanhar em tempo real o navio Marsgracht pelo mar, utilizando dados de GPS. Confira Clicando Aqui.

Imagens de Ulf Wigh do portal Wighsnews mostram os caças sendo rebocados à noite até o porto da cidade, um dos mais importantes da Suécia. Mattias Rådström, gerente da Saab, confirmou ao portal NT que a operação “Faz parte do transporte para o Brasil.”

Assim como o F-39 4100 (o primeiro Gripen brasileiro), os dois novos aviões serão trazidos por via marítima. No caso do primeiro Gripen, a aeronave foi levada ao porto de Navegantes (SC) a bordo do navio mercante MV Elke, desembarcada e rebocada até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder.

Outros dois caças Gripen E deverão ser transportados para o Brasil ainda neste semestre, estes também fizeram parte da cerimônia oficial de entrega que ocorreu em novembro de 2021 na Suécia.

Antes de começarem a operar na base aérea goiana, os Gripens passarão pelo processo de certificação militar, também em Gavião Peixoto. Nesse trabalho, os pilotos de prova da Saab, Embraer e da própria FAB realizam uma série de ensaios para certificar o emprego militar do novo caça. 

Estas aeronaves foram oficialmente apresentadas em novembro do ano passado em uma cerimônia realizada na Suécia. A Força Aérea Brasileira, que adquiriu um total de 36 caças Gripen E e já estuda um novo lote de 30 aeronaves.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap