Advertisement

Aeronaves V-22 devem voltar aos voos ainda neste mês

Bell-Boeing CV-22 Osprey da Força Aérea dos Estados Unidos.

As Forças Armadas dos Estados Unidos poderão retomar os voos dos V-22 Osprey ainda neste mês. As aeronaves de rotor basculante (tiltorotor) estão paradas desde dezembro do ano passado por conta de um acidente fatal no Japão. 

Após uma reunião com o secretário de de Defesa Lloyd Austin, funcionários do Pentágono confirmaram à AP que os Ospreys logo voltarão a voar. Segundo a agência, o Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR), que coordena o projeto V-22, desenvolveu planos para garantir um retorno seguro dos V-22. 

Foi o próprio NAVAIR que aterrou as aeronaves após dois acidentes fatais envolvendo o modelo no ano passado. O primeiro ocorreu em agosto com um MV-22 do Corpo de Fuzileiros Navais, que caiu durante um exercício na Austrália, resultando na morte de três militares. O segundo acidente ocorreu em novembro de 2023, na ilha de Yakushima, no sudoeste do Japão, envolvendo um CV-22 Osprey da Força Aérea, matando oito pessoas. 

Destroços de V-22 Osprey da Força Aérea dos EUA após acidente em novembro de 2023. Foto: Guarda Costeira do Japão.
Destroços de V-22 Osprey da Força Aérea dos EUA após acidente em novembro de 2023. Foto: Guarda Costeira do Japão.

Fuzileiros Navais, Marinha e Força Aérea dos EUA operam o V-22, um modelo fabricado pela Bell-Boeing que se destaca pela sua versatilidade. Os rotores basculantes permitem que o V-22 pouse e decole como um helicóptero, e voe com a mesma velocidade de um avião. 

Por outro lado o V-22 também é reconhecido pela alta quantidade de acidentes e manutenção problemática. Esta é a terceira vez que os EUA paralisam os voos do Osprey como medida de segurança. A última vez foi em 2022 após uma falha no sistema de transmissões, que levou ao pouso forçado de um CV-22 em uma ilha na Noruega.

Caberá ao NAVAIR dar luz verde para o retorno das operações dos V-22 Osprey. O Comando também deverá compartilhar as novas diretrizes com o Japão, cuja Força de Autodefesa Terrestre (JGSDF) opera algumas unidades da versão MV-22. O Japão também é o único cliente de exportação da aeronave. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, V-22 Osprey