Advertisement

CV-22 Osprey dos EUA é resgatado de ilha norueguesa após pouso de emergência

CV-22 Osprey EUA ilha Noruega resgate

Depois de passar uma “temporada” presa em uma ilha na Noruega, uma aeronave CV-22 Osprey da Força Aérea dos EUA (USAF) foi finalmente “libertada”. Militares noruegueses e norte-americanos resgataram o tiltrotor na terça-feira (27), mais um mês depois do pouso de emergência que manteve a aeronave ao local.

O incidente ocorreu no dia 12 de agosto. O CV-22B, do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC), sofreu uma pane de motor em voo, o que fez os pilotos conduzirem um pouso forçado na ilha. O local é parte da reserva natural de Stongodden, ao norte do país. 

CV-22 Osprey USAF pouso de emergência Noruega
Aeronave estava desde 12/08 na ilha norueguesa depois de um pouso de emergência. Foto: Forças Armadas Norueguesas via Scramble.

O pouso de emergência não deixou feridos, mas era impossível reparar a aeronave no local. O CV-22 também estava muito longe da orla para ser içado por barco. Dessa forma, militares dos EUA e Noruega desenvolveram o plano de montar uma “rampa” de madeira e cascalho para levar a aeronave de 14,4 toneladas até a beira d’água. 

Foto: Forsvaret.

A operação foi se atrasando por conta das condições meteorológicas. O mau tempo agitou o mar, impedindo até mesmo a saída da balsa do porto. Finalmente o tempo melhorou nesta semana e a embarcação, equipada com um guindaste com cerca de 70 metros, pode ser levada até o local, finalmente içando o avião. 

Segundo a Forsvaret (Forças Armadas da Noruega), o Osprey foi levado ao porto de Sørreisa e de lá seguiu de caminhão até o aeroporto de Bardufoss. Os reparos na aeronave devem levar cerca de um mês. Quanto a ilha, ela foi limpada adequadamente após a operação. 

“Tem sido importante para nós não causar danos ao terreno que a própria natureza não pode reparar rapidamente. Não cavamos em lugar nenhum, mas naturalmente houve algum desgaste […], como no musgo e na urze. Ao longo do processo, tivemos um diálogo próximo e bom com o departamento de meio ambiente do administrador estadual”, diz Odd Helge Wang, sargento-chefe da Ala de Helicópteros Marítimos em Bardufoss

O CV-22B tem matrícula 10-0053 e pertence ao 7º Esquadrão de Operações Especiais, com sede na base aérea de RAF Mildenhall, no Reino Unido. Este incidente foi um dos eventos que fez com que a Força Aérea aterrasse completamente sua frota de CV-22, seis dias depois.

Na época, o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC) explicou que a pausa nas operações com as aeronaves tiltirotor foi ordenada depois de uma série de pousos de emergência, causados por um problema na transmissão dos motores Rolls-Royce T406. 

Quando isso ocorre, a carga de energia é transferida quase instantaneamente para o outro motor. Na maioria dos casos a embreagem é reengatada, mas a repentina transferência de potência entre os dois motores força a tripulação a um pouso de emergência imediatamente.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: CV-22 Osprey, Noruega, usaexport