Depois de passar uma “temporada” presa em uma ilha na Noruega, uma aeronave CV-22 Osprey da Força Aérea dos EUA (USAF) foi finalmente “libertada”. Militares noruegueses e norte-americanos resgataram o tiltrotor na terça-feira (27), mais um mês depois do pouso de emergência que manteve a aeronave ao local.
O incidente ocorreu no dia 12 de agosto. O CV-22B, do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC), sofreu uma pane de motor em voo, o que fez os pilotos conduzirem um pouso forçado na ilha. O local é parte da reserva natural de Stongodden, ao norte do país.
O pouso de emergência não deixou feridos, mas era impossível reparar a aeronave no local. O CV-22 também estava muito longe da orla para ser içado por barco. Dessa forma, militares dos EUA e Noruega desenvolveram o plano de montar uma “rampa” de madeira e cascalho para levar a aeronave de 14,4 toneladas até a beira d’água.
A operação foi se atrasando por conta das condições meteorológicas. O mau tempo agitou o mar, impedindo até mesmo a saída da balsa do porto. Finalmente o tempo melhorou nesta semana e a embarcação, equipada com um guindaste com cerca de 70 metros, pode ser levada até o local, finalmente içando o avião.
Operasjon Osprey på Stongodden på Senja. pic.twitter.com/9QtOHZcpMB
— Bladet Nordlys (@bladetnordlys) September 27, 2022
Segundo a Forsvaret (Forças Armadas da Noruega), o Osprey foi levado ao porto de Sørreisa e de lá seguiu de caminhão até o aeroporto de Bardufoss. Os reparos na aeronave devem levar cerca de um mês. Quanto a ilha, ela foi limpada adequadamente após a operação.
Update 28 sep: US Ospray on the road to Hangar 5 at Bardufoss Airport. The repairs are expected to take a month. pic.twitter.com/dJHFUnNtOZ
— Selshevneren (@selshevneren) September 28, 2022
“Tem sido importante para nós não causar danos ao terreno que a própria natureza não pode reparar rapidamente. Não cavamos em lugar nenhum, mas naturalmente houve algum desgaste […], como no musgo e na urze. Ao longo do processo, tivemos um diálogo próximo e bom com o departamento de meio ambiente do administrador estadual”, diz Odd Helge Wang, sargento-chefe da Ala de Helicópteros Marítimos em Bardufoss
O CV-22B tem matrícula 10-0053 e pertence ao 7º Esquadrão de Operações Especiais, com sede na base aérea de RAF Mildenhall, no Reino Unido. Este incidente foi um dos eventos que fez com que a Força Aérea aterrasse completamente sua frota de CV-22, seis dias depois.
Video of the US Osprey pic.twitter.com/ZYUYFG0ADb
— Selshevneren (@selshevneren) September 27, 2022
Na época, o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC) explicou que a pausa nas operações com as aeronaves tiltirotor foi ordenada depois de uma série de pousos de emergência, causados por um problema na transmissão dos motores Rolls-Royce T406.
Quando isso ocorre, a carga de energia é transferida quase instantaneamente para o outro motor. Na maioria dos casos a embreagem é reengatada, mas a repentina transferência de potência entre os dois motores força a tripulação a um pouso de emergência imediatamente.
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