Advertisement

Airbus cancela duas encomendas da Qatar Airways para o A350XWB

Qatar Airbus A350 codeshare Air Serbia

Em mais um embate, a Airbus anunciou nessa terça-feira (08/02) que está cancelando dois pedidos da Qatar Airways para o A350-1000XWB, o widebody que está causando alguns problemas para a companhia árabe.

A tabela de pedidos e entregas da Airbus em janeiro de 2022 mostra que a Qatar Airways tem no momento 40 aviões A350-1000 encomendados. Anteriormente a companhia tinha um total de 42 encomendas para esta versão do A350, sendo que não recebeu novos aviões nos últimos meses.

De acordo com informações da Reuters, provavelmente a Airbus incluiu o cancelamento dessa encomenda para duas unidades do A350-1000 juntamente com a decisão envolvendo os aviões A321neo.

Em janeiro a Airbus divulgou o cancelamento de 50 encomendas da Qatar Airways para o A321neo, ampliando uma disputa contratual e de segurança entre as empresas sobre falhas na pintura do A350.

Da encomenda total apresentada no 2º parágrafo, a Qatar Airways já recebeu um total de 19 aviões A350-1000XWB, e mais 34 unidades da versão menor A350-900. A companhia ainda deve receber 31 aviões A350-1000, de acordo com a tabela de encomendas divulgada pela Airbus.

A Qatar Airways decidiu há alguns anos encomendar um total de 77 aviões Airbus A350XWB. A intenção era começar a padronizar sua frota widebody, utilizando duas variantes diferentes do A350 para operar voos de longa distância.

A companhia estreou no mercado os aviões A350-900 e A350-1000.

 

Pós-compra: Problemas da Qatar Airways com a pintura do Airbus A350

Para comprovar que realmente está enfrentando problemas com o A350, e colocar mais pressão na Airbus, a Qatar Airways divulgou recentemente um vídeo que mostra duas aeronaves Airbus A350 com danos e manchas na camada da pintura.

O vídeo divulgado pela companhia aérea apresentou as filmagens como uma ‘resposta’ para a fabricante europeia que cancelou uma encomenda de 50 aeronaves A321neo.

A disputa entre a Qatar e a Airbus já dura alguns meses desde quando a companhia aérea decidiu processar a fabricante por problemas na camada de pintura de aeronaves A350 que a companhia do Golfo recebeu.

Além disso, a companhia alega riscos operacionais com as aeronaves afetadas, sendo que todas as 21 aeronaves estão sem voar por conta dos problemas de corrosão em uma subcamada da proteção anti-raio.

No início de dezembro, a Airbus emitiu uma nota contestando as alegações da Qatar Airways, e lamentou a necessidade de defender sua posição e reputação e que todas as soluções dadas para a Qatar Airways foram rejeitadas por parte do cliente sem justificativa legítima, mas que busca o diálogo construtivo para resolver o assunto.

O vídeo divulgado pela Qatar mostra os danos de corrosão do A350 próximo a proteção anti-raio. Sobre o vídeo, a fabricante ainda não se manifestou. 

Confira o vídeo divulgado pela Qatar abaixo:

 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Empresas, Notícias

Tags: A350, Airbus, Encomenda, Qatar Airways