Airbus A321XLR
Foto - Divulgação

A Airbus confirmou hoje (15) durante um briefing online que vai realiza a entrega do primeiro A321XLR à um cliente em 2023, seguindo a previsão divulgada pela fabricante inicialmente. 

Além disso, a fabricante disse que o novo avião irá realizar seu primeiro voo no próximo ano se não houver problemas durante o projeto. A companhia aérea do Líbano, MEA, será a cliente lançadora do modelo, a empresa encomendou o modelo em 2019.

Ainda em 2023, a American Airlines espera receber seu primeiro exemplar, inaugurando o modelo nos EUA. A companhia aérea norte-americana estuda colocar o Airbus A321XLR em rotas transatlânticas no lugar de aeronaves maiores para tentar reduzir os custos operacionais da rota, visto que o mercado ainda se recupera gradativamente da crise.

A certificação do novo avião não preocupa a Airbus e nenhuma das companhias aéreas que encomendaram o modelo segundo um executivo da fabricante.

“Posso dizer que não há nenhuma preocupação no mercado de nossos operadores em relação à nossa capacidade de certificar o XLR e seu tanque. Então, eu coloquei isso por conta de um comentário talvez um pouco provocativo e desatualizado de alguém mais esperto do nosso concorrente. Então, não se preocupe.” Disse Philippe Mhun.

“Temos certificação…. com a EASA, com a FAA, que é claro abordar… este tanque central traseiro. Vamos resolver isso. Vamos demonstrar a segurança disso. É um tanque estrutural e tanques estruturais estão voando para sempre em aeronaves … temos que atender aos requisitos de certificação mais recentes, e isso é bom. Faremos isso. ” Completou.