Airbus finaliza montagem do último A380

Airbus A380
Foto - Airbus/Reprodução

Em junho publicamos sobre o transporte das últimas seções de fuselagem do Airbus A380, e como isso impressionou um pequeno vilarejo na França.

E agora a fabricante francesa já finalizou a montagem da fuselagem deste último A380, que estava prevista para terminar somente no início de 2021. Com isso a Airbus coloca um ponto final na produção do A380, que está há mais de 15 anos funcionando em Toulouse.

A última unidade de produção do A380 será entregue para a maior cliente da aeronave, a Emirates. Como podemos ver na foto abaixo, o avião ainda deve receber os acabamentos externos, motores e o interior específico da aeronave.

A Emirates, em 2000, foi a primeira que assinou para encomendar a nova aeronave, que prometia resolver o problema de poucos slots nos movimentados aeroportos, como Heathrow e JFK.

A montagem do último Airbus A380 ocorre simultaneamente com a aposentadoria de diversos aviões deste modelo pelas companhias aéreas. 

Ao longo dos últimos anos o Airbus A380 ganhou muito destaque no mercado, porém não recebeu a mesma atenção no número de encomendas, visto que ao longo de sua vida não alcançou 250 aeronaves fabricadas, sendo que quase metade desses aviões são da Emirates, que conseguiu montar um modelo de negócios com base no A380.

A recente crise também acelerou a aposentadoria de aeronaves Airbus A380, colocando um ponto final precoce do avião em diversas companhias aéreas. O enorme custo de operação, e a dificuldade de obter uma boa taxa de ocupação estão entre os motivos da aposentadoria precoce do A380.


O local de produção do A380 deve ser adaptado ao longo de 2021 para produzir o A321neo. Atualmente a Airbus não produz o A321neo em Toulouse, e espera utilizar este local para aumentar a taxa de produção da aeronave, que agora está fazendo sucesso em suas versões de longo alcance.

 

DEIXE UMA RESPOSTA