Foto - Lufthansa

A falta de trabalhadores na aviação está causando um verdadeiro caos aéreo em vários países Europeus nesta férias de verão. E a Alemanha decidiu que para mitigar os problemas causados nos aeroportos, ela poderá autorizar em breve que trabalhadores qualificados estrangeiros exerçam a sua atividade no país.

A decisão foi tomada após a Lufthansa anunciar que queria cancelar milhares de voos em Frankfurt e Munique, devido à falta de pessoal. O principal cargo em falta é para auxiliar de pista, que trabalha no carregamento de bagagens nas aeronaves.

De acordo com as autoridades locais, alguns trabalhadores turcos serão deslocados para companhias aéreas e aeroportos alemães temporariamente, como uma solução para mitigar os problemas atuais.

Em todas as posições de trabalho há uma falta de 5500 funcionários, considerado do check-in ao manuseio de aeronaves. O governo está agora procurando trazer cerca de 2000 funcionários, inicialmente, alguns dos quais serão convidados da Turquia.

“Queremos descartar qualquer forma de dumping e exploração social. Os empregadores devem pagar salários e fornecer acomodações decentes por um período limitado de tempo”, disse o Ministro do Trabalho da Alemanha.

Além da falta de funcionários, a Lufthansa e a Eurowings estão enfrentando fatores externos como eventos climáticos, baixas médicas e greves de funcionários em outros aeroportos. 

 

Via: FFH