Advertisement

ALTA vai debater cultura de segurança e excelência operacional na aviação em evento no Chile

ALTA Santiago Chile América Latina Segurança Safety Aviation

Um evento com especialistas em segurança, tripulações, pessoal e operações, bem como líderes da indústria para abordar os desafios atuais e futuros em segurança e operações aeronáuticas. Trata-se da 12ª edição do ALTA Pan American Aviation Safety & Ops Summit, que será promovido pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), de 12 a 14 de junho de 2023, na cidade de Santiago-Chile.

O diretor executivo e CEO da ALTA, José Ricardo Botelho, destaca que o encontro é uma experiência enriquecedora, repleta de conhecimento de ponta e networking com os principais protagonistas do setor.

“A América Latina e Caribe é uma das regiões mais seguras do mundo com operadoras que mantêm altíssimos níveis de segurança operacional, com tecnologias e processos que a tornam hoje uma região sem fatalidades. A aposta da indústria em continuar a elevar estes padrões é muito forte e por isso, neste evento vamos reunir todos os especialistas da área para continuar a fortalecer a cultura de segurança nas empresas”, comenta Botelho.

A cultura de segurança baseia-se em promover e garantir o bem-estar de todos que fazem parte do setor, além de implementar melhorias tecnológicas e operacionais. Isso implica educar e treinar todos os atores envolvidos, desde pilotos e tripulantes até pessoal de manutenção e controladores de tráfego aéreo, até o pessoal dos escritórios.

“A segurança é responsabilidade de cada indivíduo e cada ação conta. Por esta razão, o fator humano é um tema relevante a ser abordado nesta conferência. O desempenho de nossos colegas afeta a maneira como operamos. Portanto, ações preventivas, educação e preparação são fundamentais. Ou seja, abordar o assunto como parte da cultura e não como solução quando é um problema”, destaca Virginio Corrieri, diretor de Segurança e Operações da ALTA.

Veja também:

A agenda acadêmica da conferência inclui uma mensagem especial dos líderes das companhias aéreas do país sobre a importância da cultura de segurança, seguida de uma apresentação sobre o desempenho de segurança e sustentabilidade na região. Também ocorrerão painéis que vão tratar de equipes colaborativas de segurança e fatores humanos, onde os principais especialistas do setor compartilharão suas experiências e percepções.

O segundo dia da agenda acadêmica vai trazer painéis que abordarão os principais temas de segurança, como análise de dados e Sistema de Gestão de Segurança (SMS) em organizações de manutenção. Além disso, será realizado um painel sobre a sinergia entre segurança e operações, com um debate sobre a importância do treinamento baseado em evidências e gerenciamento de fadiga.

A cúpula também contará com apresentações especiais sobre liderança em segurança e comunicações de crise, apresentadas por proeminentes líderes da indústria. Outro destaque será um espaço dedicado ao compartilhamento das melhores práticas em segurança e gestão de riscos, bem como uma atualização sobre a segurança da aviação comercial chilena.

“Estamos entusiasmados com o primeiro evento da ALTA no Chile. Tenho a convicção de que será um espaço extremamente enriquecedor para a troca de conhecimentos e experiências e que contribuirá para o fortalecimento da cultura de segurança e excelência operacional em nossa região”, afirma Botelho.

Para mais informações sobre o 12º ALTA Pan America Aviation Safety & Ops Summit, visite o site oficial do evento: https://alta.aero/safety/

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.